Um professor e um aluno do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês, receberam premiações durante o 35º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2026), realizado na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa (MG), nos dias 20 a 23 de maio.
As premiações ao professor Antônio Alcyone, como “Zootecnista do Ano pela Bahia”, e ao estudante Anderson Souza, como o “Acadêmico Mais Influente do Ano”, foram realizadas no primeiro dia do evento. Essas premiações foram por unidades da federação.
Feita de modo direto, a escolha foi organizada pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e teve ativa participação do Centro Acadêmico de Zootecnia (CA) do Campus Santa Inês.
Este ano, ao total, cinco professores e 25 estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia da instituição compareceram ao evento. Enviar grandes delegações ao Zootec é uma tradição da unidade de ensino.
Além do IF Baiano, a Ufba também teve professor vencedor, mas em outra categoria: Flávio Coutinho Longui levou o prêmio nacional de “Coordenador do Ano”.
Programa já apreendeu ou recebeu voluntariamente 187 animais silvestres, sendo 183 aves e 4 jabutis
Santana/BA – Em mais uma ação de defesa da fauna silvestre, a Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco da Bahia (FPI/BA) apreendeu duas araras-canindés (Ara ararauna), um papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) e pássaro-preto (Gnorimopsar chopi) numa residência localizada em Santana, no oeste da Bahia.
Os animais foram levados para o centro de tratamento provisório do programa, em Santa Maria da Vitória a fim de receberem os primeiros cuidados.
O resgate ocorreu durante a atuação da Equipe Fauna Campo, que escutou as aves. “Estávamos começando a fiscalização em um dos nossos pontos de interesse na cidade e escutamos a vocalização típica das araras. Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, nos deslocamos até o local e encontramos os animais sendo criados sem a autorização dos órgãos competentes”, informou a coordenadora da Equipe Campo, Carla Guimarães.
O responsável por apanhar e manter em cativeiro as aves silvestres recebeu um auto de infração, com base no art 176 da Lei 10431 e no Decreto 14024/2012 que regulamenta as infrações ambientais no âmbito estadual.
Acolhimento das aves
Em Santa Maria da Vitória, a Equipe Fauna Base acolheu as quatro aves. Ao chegarem do campo, elas receberam hidratação e permaneceram no seu local de repouso, que também foi apreendida pela FPI/BA. Na sequência, os animais serão submetidos à triagem individual, quando ocorrerá a avaliação clínica por um médico-veterinário.
“Esses animais passarão por um exame físico completo, para que a gente possa avaliar o estado de saúde. Precisamos saber se estavam recebendo manejo alimentar de forma adequada para a espécie, se conseguem comer sozinhas, se estão estressadas. A depender dessas primeiras informações, definimos para onde elas serão direcionadas”, explicou a médica-veterinária Mayara Horn (Inema), da equipe Fauna Base.
Os animais que possuem condições de soltura são reintroduzidos no seu habitat natural ainda durante a etapa da FPI/BA. Já os que estão inaptos e precisam de reabilitação, receberão os primeiros tratamentos, entre eles o de enfermaria, antes de serem encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
O centro de tratamento provisório de Santa Maria da Vitória já recebeu 187 animais apreendidos ou entregues voluntariamente, sendo 183 aves e 4 jabutis.
As equipes Fauna Campo e Fauna Base são formadas por técnicos do Inema, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, ONG Animallia e Polícia Rodoviária Federal.
Risco de extinção
A arara-canindé (Ara ararauna) é uma espécie de larga distribuição, porém, com populações cada vez mais reduzidas, chegando até mesmo à extinção em algumas regiões do Brasil. Ocorre natural e prioritariamente em áreas de Cerrado onde podem ser vistas voando livres no oeste da Bahia e na região do Matopiba, com registros também em áreas de Mata Atlântica e Amazônica.
O declínio de suas populações está relacionado tanto ao avanço indiscriminado das grandes monoculturas quanto ao tráfico de animais silvestres. Se reproduzem em ocos de palmeiras mortas, inclusive em áreas urbanas, onde podem formar grandes bandos, sempre com grupos familiares de até três indivíduos.
Da mesma forma que é feito a cada etapa da FPI/BA, aqui em Santa Maria da Vitória as equipes Fauna investem no viés socioeducativo por onde passam, reforçando a conscientização e reiterando que o lugar das espécies silvestres é na natureza. A entrega voluntária é o momento de fazer essa reparação, libertando o animal do cárcere e sem sofrer qualquer tipo de sanção. Basta entregar o animal na base Fauna, localizada na Avenida Brasil, nº 17 – Santa Maria da Vitória, das 09h às 17h, até o dia 28 de maio.
Sobre a FPI
Criada na Bahia em 2002, a FPI do Rio São Francisco é um programa coordenado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). De caráter multidisciplinar, a iniciativa tem como objetivos melhorar a qualidade e quantidade dos recursos hídricos na bacia e a vida das comunidades e povos tradicionais, além de combater os crimes ambientais, os impactos dos agrotóxicos e defender a preservação do patrimônio arquitetônico, cultural e imaterial da bacia.
O programa avançou e hoje a FPI do São Francisco também é realizada nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais. Em 2024, o programa foi o grande vencedor do Prêmio Innovare, em parceria com o Ministério da Justiça, a Advocacia-Geral da União, associações jurídicas e conselhos de justiça do país, com apoio do Grupo Globo, na categoria Ministério Público, a mais alta honraria concedida ao Sistema de Justiça brasileiro. Em 2020, a FPI do Rio São Francisco já havia sido premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) como o maior indutor de políticas públicas do país.
Conheça as instituições e entidades da sociedade civil parceiras da FPI/BA:
CBHSF | MPE BA | MPF | MPT | CREA BA | Agendha | Animallia | APV | CFQ | CFT | CRMV BA | CRQ | CRT BA | DPE BA | DPU| FBCA | Fundação José Silveira | Germen | Hori | IRPAA | OAB BA | Sintec BA | ADAB | AGERSA | BAHIATER | CERB | DEFESA CIVIL | DIVEP | DIVISA | INEMA | IPAC | CORPO DE BOMBEIROS BA | CIPPA | COPPA | PM BA | POLÍCIA CIVIL BA
GOVERNO DA BAHIA | Casa Civil | SEADES | SEAGRI | SECULT | SEFAZ | SDA | SDR | SEMA | SEPROMI | SESAB | SHIS | SPREV | SJDH | SSP | SUDEC | SUVISA | ANM | FUNAI | FUNASA | IBAMA | ICMBIO | INCRA | IPHAN | Marinha do Brasil | PF | PRF | SPU | Superintendência Regional do Trabalho BA | GOVERNO FEDERAL| MAPA | Min. Cidades | Min. Defesa | MEC | Min. Gestão Inovação Serviços Públicos | MINC | MJ | MMA | MS| MTE | UNEB | UFBA | UFOB | UFRB | UNIVASF
Com a presença do tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Rui Leal, foi aberto hoje (21/05), o terceiro Workshop de Grandes Animais da Uniftc, em Salvador.
O evento é promovido pelas Ligas Acadêmica de Bovinos, de Equinos, Inspeção de Produtos de Origem Animal e da Liga Científica da instituição.
“Foi gratificante a participação do CRMV/BA, que realizou a abertura do evento. Particularmente ficamos entusiasmados, pois observamos o interesse dos acadêmicos em diversas áreas. Ressalto a atuação da Liga de Inspeção, com uma visão clara de oportunidades nesta vasta área da Medicina Veterinária”, analisou o diretor executivo do Regional Bahia.
Foram convidados nomes expressivos de áreas diversas como fisioterapia em equinos atletas, cirurgia de equinos e reprodução bovina. A primeira palestra do evento foi realizada pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Altair Santana de Oliveira, ex-presidente do CRMV/BA. Ele desenvolveu o tema “A importância da Inspeção de Produtos de Origem Animal na segurança dos alimentos e o papel do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)”.
Altair Santana, auditor fiscal federal agropecuário, ministrou a primeira palestra do evento e compartilhou de sua experiência como médico-veterinário do Mapa
Citando um dos realizadores, o estudante Diogo Macedo, presidente da Liga Acadêmica de Bovinos; o tesoureiro Rui Leal, assinalou a proatividade da equipe organizadora a quem agradeceu o convite feito ao Regional baiano para realizar a abertura do evento. O diretor também ressaltou a boa participação de público “já nos momentos iniciais eram quase cem pessoas presentes”, contou.
A atividade prossegue até amanhã, 22/05 com palestras, minicursos e certificação para os participantes que cumprirem 20h de presença.
Flávio Longui é o terceiro da esquerda para a direita
Durante a cerimônia de abertura do 35º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec), realizada ontem (20/05), na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, foram entregues as premiações da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) a alguns dos profissionais de Zootecnia mais proeminentes do país.
Entre os premiados, estava o professor doutor Flávio Longui, escolhido na categoria “Coordenador do Ano”, docente desde 2013 da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMEVZ), da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
“Receber este prêmio da Associação Brasileira de Zootecnistas como Coordenador do Ano é uma honra imensa e, acima de tudo, um reconhecimento coletivo. Divido essa conquista com os estudantes, professores, técnicos e toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia, que diariamente constroem uma Zootecnia pública, forte, moderna e comprometida com a sociedade.
Acredito profundamente no poder transformador da educação e no papel estratégico da Zootecnia para o desenvolvimento sustentável da produção animal no Brasil. Esse reconhecimento também reforça a importância de valorizarmos o ensino, a inovação, a extensão universitária e a aproximação entre universidade, setor produtivo e sociedade.
Recebo esta homenagem com gratidão, responsabilidade e motivação para continuar trabalhando pelo fortalecimento da Zootecnia baiana e brasileira”, comemorou Longui.
Nos últimos anos, o professor tem direcionado parte significativa de suas pesquisas e projetos acadêmicos ao uso da Inteligência Artificial aplicada à produção animal, com ênfase em nutrição de ruminantes, Zootecnia de Precisão e integração de tecnologias digitais ao ensino, à pesquisa e à extensão.
Além da dedicação ao mundo acadêmico, Flávio Longui tem interesse na valorização e na política profissional, sendo presidente da Comissão Estadual de Educação em Zootecnia (CEEZ), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), na qual lidera ações voltadas para discussão profissional e para a educação continuada dos zootecnistas.
“Nós do Regional Bahia, já havíamos identificado esse brilhantismo do professor Longui. Consideramos a premiação justa e merecida”, afirmou o presidente do CRMV/BA, Lúcio Leopoldo.
Ao todo, a solenidade de ontem entregou nove prêmios institucionais de reconhecimento de mérito aos profissionais, empresas e estudantes – edição 2026:
Prêmios Institucionais concedidos a Profissionais Zootecnistas:
Prêmio José Francisco Sanchotene Felice “Zootecnista do Ano”
Pedro Adair Fagundes dos Santos
Prêmio Mário Hamilton Vilela “Coordenador do Ano”
Flavio Coutinho Longui
A saúde mental dos zootecnistas brasileiros será tema de uma pesquisa nacional inédita apoiada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O estudo pretende mapear níveis de burnout, fatores de estresse ocupacional e desafios emocionais enfrentados pela categoria em diferentes áreas de atuação no país. A iniciativa é conduzida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).
Intitulada “Saúde mental, burnout e fatores ocupacionais entre zootecnistas no Brasil: estudo transversal nacional”, a pesquisa tem como responsável a pesquisadora Bianca Stevanin Gresele e está registrada na Plataforma Brasil sob o número CAAE 96671826.0.0000.0081.
Ainda não existem registros de estudos estruturados, nacionais ou internacionais, que avaliem de forma sistemática os impactos do burnout e dos fatores estressores relacionados ao exercício profissional da Zootecnia. O levantamento surge, portanto, como uma iniciativa pioneira voltada à produção de conhecimento científico e ao fortalecimento de ações institucionais direcionadas ao bem-estar e à qualidade de vida dos profissionais da área.
A pesquisa será realizada por meio de um questionário on-line, voluntário, anônimo e confidencial, aberto a zootecnistas de todo o território nacional, independentemente de vínculo ou inscrição nos Conselhos Regionais. A proposta é alcançar uma amostra ampla e representativa da categoria, considerando a diversidade das áreas de atuação da Zootecnia no país.
Para a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, discutir saúde mental também é discutir valorização profissional e sustentabilidade das carreiras. “A Zootecnia é uma profissão estratégica para o Brasil e compreender os impactos emocionais, ocupacionais e psicológicos vivenciados pelos profissionais é fundamental para que possamos construir políticas institucionais cada vez mais humanas, responsáveis e conectadas à realidade da categoria”, destaca.
Os dados obtidos poderão subsidiar futuras estratégias de prevenção, promoção do bem-estar e suporte institucional aos profissionais, além de ampliar a compreensão sobre os desafios enfrentados pelos zootecnistas em seus diferentes contextos de atuação.
O CFMV reforça a importância da participação dos zootecnistas na pesquisa, contribuindo para a construção de um panorama nacional sobre saúde mental na profissão e para o fortalecimento de iniciativas voltadas à qualidade de vida e valorização da categoria. O questionário ficará disponível para participação até o dia 31 de maio de 2026.
Os profissionais podem responder ao questionário aqui:
Quem pode participar?
Podem participar profissionais graduados em Zootecnia, com 18 anos ou mais, residentes no Brasil, independentemente de inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs).
Como funciona?
A participação ocorre por meio de um questionário on-line, voluntário, anônimo e confidencial, com duração aproximada de 10 a 20 minutos.
O questionário aborda temas como:
* características profissionais
* experiências relacionadas ao trabalho
* bem-estar e saúde mental
Participação voluntária
A participação é totalmente voluntária. O participante poderá interromper o preenchimento a qualquer momento ou deixar de responder perguntas que não desejar.
Não haverá qualquer prejuízo em caso de desistência, assim como não há compensação financeira pela participação.
Resultado de interações entre a assessoria técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), e representantes do Consórcio Bacia do Jacuípe, foi realizada na segunda-feira (18/05), uma reunião na sede do Regional, para orientações e alinhamentos em torno da implantação de um castramóvel, adquirido recentemente pelo Consórcio por meio de um programa do estado.
Participaram pelo CRMV/BA o presidente Lúcio Leopoldo; a assessora técnica Isa Porto; a chefe do Departamento de Cadastros, Cléa Neves; e a médica-veterinária Fiscal Louise Veiga. Pelo Consórcio estiveram a médica-veterinária Thaylla Almeida; Ricardo Souza de Jesus, diretor de projetos do Consórcio; e Jandira Oliveira, secretária executiva do Consórcio.
Na oportunidade, os representantes do bloco de municípios puderam sanar as dúvidas sobre a regularização e atuação de um castramóvel.
“Foi muito nítido o interesse e o cuidado apresentado pelos nossos convidados. A legislação é clara, porém é natural que algumas dúvidas se apresentem e eles fizeram o certo: vieram diretamente ao Conselho para conversar conosco”, ponderou Lúcio Leopoldo.
Trabalho técnico e orientativo
Na análise da Assessora Técnica Isa Porto, o resultado alcançado reforça a importância do trabalho técnico e orientativo desenvolvido, gerando satisfação, e a certeza de que as ações institucionais têm produzido frutos positivos e recompensadores, em seu entendimento.
“Saio desta reunião com a sensação de dever cumprido no exercício do meu papel como assessora técnica, além da grande satisfação em perceber que as orientações prestadas foram acolhidas e certamente contribuirão para que o Consórcio Bacia do Jacuípe adote as medidas necessárias de forma responsável e assertiva”, comemorou a colaboradora do CRMV/BA
Responsável Técnico
Após receber orientações sobre o registro e sobre a contratação de um médico-veterinário responsável técnico pelo castramóvel, a equipe vai seguir com o plano de trabalho: “agora continuaremos os trâmites para a contratação de um outro profissional médico-veterinário para assumir a responsabilidade técnica da unidade móvel e fazer o registro da unidade junto ao Conselho pra enfim, podermos funcionar”, explicou Thaylla Almeida.
Agilidade de tempo e de recursos
Para o presidente do CRMV/BA, Lúcio Leopoldo, a iniciativa poupa tempo e permite que decisões sejam tomadas mais rapidamente.
“É para isso que estamos aqui: para orientar e esclarecer. Note que buscar informações prévias economiza tempo e agiliza procedimentos”, concluiu Lúcio Leopoldo.
O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe é formado por 16 cidades da região do semi-árido baiano, reunindo uma população de cerca de 260 mil pessoas conforme o Censo.
Municípios do Consórcio Bacia do Jacuípe
Baixa Grande;
Capela do Alto Alegre;
Capim Grosso;
Gavião;
Ipirá;
Mairi;
Nova Fátima;
Pé de Serra;
Pintadas;
Quixabeira;
Riachão do Jacuípe;
São José do Jacuípe;
Serra Preta;
Serrolândia;
Várzea da Roça e
Várzea do Poço.
Foto: Alexander Ramos, fiscal do CRMV/BA, e fiscais da Adab, Crea-BA, CRT-BA e demais integrantes da equipe de Produtos de Origem Animal (POA) da 53ª etapa da FPI
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia – CRMV/BA participou da tradicional reunião de abertura da Fiscalização Preventiva Integrada – FPI – em sua 53ª etapa, em Santa Maria da Vitória, no último domingo (17). O encontro que marca o início dos trabalhos ocorreu no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente (CETEP) e reuniu 238 representantes de 41 instituições, estaduais e federais, que participam desta etapa de 2026.
Para realizar ações de fomento à agroecologia e enfrentamento aos impactos ambientais na região, que afetam diretamente a bacia do Rio São Francisco e suas comunidades tradicionais, as equipes da FPI estarão mobilizadas em 76 veículos, e vão percorrer 11 municípios, realizando ações de fiscalização, diagnóstico e implementação de políticas públicas na área de meio ambiente.
Para o presidente do CRMV/BA, méd.-vet. Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, a participação do Conselho na FPI é histórica e representa uma importante relação de décadas com o MPBA e com os demais entes públicos que trabalham pela saúde ambiental, animal e das pessoas. “A FPI é um relevante esforço conjunto, um exemplo de trabalho que dá certo e de cooperação técnica entre instituições com o mesmo propósito: proteger a saúde da população, do meio ambiente e dos animais, principalmente, no entorno da Bacia do Rio São Francisco, levando conhecimento, educação e autoridade para realizar ações de fiscalização e proteger a população”, afirmou.
Nesta 53ª etapa, o fiscal do CRMV/BA Alexander Ramos integra a equipe de Produtos de Origem Animal (POA), contribuindo com o trabalho de fiscalização de regularidade ambiental e sanitária de frigoríficos, abatedouros e laticínios da região. A equipe de POA participa ainda de duas palestras que serão ministradas sobre o abate clandestino e o comércio ilegal de seus produtos, ministrada a representantes municipais, marchantes, açougues e supermercados dos municípios de São Felix do Coribe, Santa Maria da Vitória, Correntina, Jaborandi, Coribe e Cocos.
O CRMV/BA participa da equipe Fauna, com o professor aposentado daEMEVZ/Ufba, Paulo César Costa Maia, que historicamente fortalece a base que recebe os animais resgatados nas ações da FPI, juntamente a profissionais de outros órgãos e instituições.
Mesa de abertura
Compuseram a mesa da reunião de abertura para dar as boas-vindas e fazer alinhamentos estratégicos com os participantes: Luciana Khoury, Promotora de Justiça e Coordenadora do NUSF MPBA; Augusto Queiroz do CREA-BA; Marcos André Queiroz, Procurador da República do Ofício de Povos e Comunidades Tradicionais na Bahia; Vladimir Correia, Defensor Público da União; Cláudio Pereira, Coordenador do CCR Médio representando o CBHSF; Cristiano Magalhães, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente (CBH); Paulo Sérgio Luz, Diretor Geral da Adab; Jürgen Fleischer, Promotor de Justiça de Santa Maria da Vitória, Coordenador do Núcleo Agrário do MPBA e anfitrião da etapa.
Sobre a FPI
Criada na Bahia em 2002, a FPI do Rio São Francisco é um programa coordenado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). De caráter multidisciplinar, a iniciativa tem como objetivos melhorar a qualidade e quantidade dos recursos hídricos na bacia e a vida das comunidades e povos tradicionais, além de combater os crimes ambientais, os impactos dos agrotóxicos e defender a preservação do patrimônio arquitetônico, cultural e imaterial da bacia.
O programa avançou e hoje a FPI do São Francisco também é realizada nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais. Em 2024, o programa foi o grande vencedor do Prêmio Innovare – em parceria com o Ministério da Justiça, a Advocacia-Geral da União, associações jurídicas e conselhos de justiça do país, com apoio do Grupo Globo – na categoria Ministério Público, a mais alta honraria concedida ao Sistema de Justiça brasileiro. Em 2020, a FPI do Rio São Francisco já havia sido premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) como o maior indutor de políticas públicas do país.
Instituições e entidades da sociedade civil parceiras da FPI/BA:
CBHSF | MPE BA | MPF | MPT | CREA BA | Agendha | Animallia | APV | CFQ | CFT | CRMV/BA | CRQ | CRT BA | DPE BA | DPU| FBCA | Fundação José Silveira | Germen | Hori | IRPAA | OAB BA | Sintec BA | ADAB | AGERSA | BAHIATER | CERB | DEFESA CIVIL | DIVEP | DIVISA | INEMA | IPAC | CORPO DE BOMBEIROS BA | CIPPA | COPPA | PM BA | POLÍCIA CIVIL BA GOVERNO DA BAHIA | Casa Civil | SEADES | SEAGRI | SECULT | SEFAZ | SDA | SDR | SEMA | SEPROMI | SESAB | SHIS | SPREV | SJDH | SSP | SUDEC | SUVISA | ANM | FUNAI | FUNASA | IBAMA | ICMBIO | INCRA | IPHAN | Marinha do Brasil | PF | PRF | SPU | Superintendência Regional do Trabalho BA | GOVERNO FEDERAL| MAPA | Min. Cidades | Min. Defesa | MEC | Min. Gestão Inovação Serviços Públicos | MINC | MJ | MMA | MS| MTE | UNEB | UFBA | UFOB | UFRB | UNIVASF
Leia mais sobre a FPI:
FPI retorna ao Oeste baiano e realiza a 53ª etapa em Santa Maria da Vitória e região
Na última sexta-feira, 15 de maio, os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) Douglas Honório e Bruno Medrado, estiveram no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), para uma reunião para discussão de temas comuns ao Ministério da Agricultura (Mapa) e ao Regional baiano.
Eles foram recebidos por Lúcio Leopoldo, presidente e Rebeca Ribeiro, vice-presidente do CRMV/BA. A presidente da Comissão Estadual de Alimentos, Anete Cruz participou das discussões de modo virtual. Eles foram assistidos pela assessora técnica, zootecnista Isa Porto.
“Tem muitas condições que dizem respeito à fiscalização e à normatização de atividades veterinárias, como alimentação animal e produtos de uso veterinário, que são comuns aos dois órgãos. Por isso, é sempre bom esse encontro de um ente fiscalizador e um ente normatizador, para tratar de condições de como caminharmos juntos, no compartilhamento de informações que digam respeito ao melhor serviço à sociedade, ao produtor rural, aos colegas médicos veterinários e zootecnistas. Isso traz à luz a oportunidade de traçarmos no futuro, um termo de cooperação técnica ou mesmo um convênio entre as entidades, para que possamos, em conjunto, estabelecer atividades e ações próprias de cada uma das entidades”, pontuou o gestor do CRMV/BA, Lúcio Leopoldo.
Na visão da vice-presidente do CRMV/BA, Rebeca Ribeiro, ter parceiras com órgãos fiscalizadores e reguladores, caso do Ministério da Agricultura, é muito bom para o Regional, agregando conhecimentos e campos de cooperação técnica.
“Nós estamos trabalhando dentro de uma perspectiva do uso racional, por exemplo, de antimicrobianos, tivemos agora de forma muito recente, a publicação de duas portarias extremamente importantes nesse sentido, a 1617 e a 1600 de 2026, que tratam do uso racional de antimicrobianos, incluindo proibições dentro dos seus escopos normativos. Esses temas estão em voga hoje, porque movimentam as duas classes, tanto o médico-veterinário quanto o zootecnista, no tocante à alimentação animal. Formar parcerias com outros órgãos é algo que só fortalece o sistema de fiscalização, e, portanto, a proteção da sociedade”, analisou Ribeiro.
Produtiva
Otimismo igualmente compartilhado pelo Affa Douglas Honório, que ressaltou as possibilidades educativas como fruto do trabalho coordenado entre Mapa e CRMV/BA: “o objetivo foi fazer uma parceria no sentido de fazer fiscalizações conjuntas e também uma educação continuada na área de produtos veterinários, especificamente com os responsáveis técnicos dos comerciantes de Produtos veterinários. Já temos aberto discussão há algum tempo, e agora conseguimos encaminhar alguns eventos e algumas atividades, tornando a reunião bastante produtiva.”
Satisfeita com as discussões, Anete Cruz, presidente da Comissão Estadual de Alimentos (CEA) do CRMV/BA, explicou a importância da ação para a Saúde Única: “como presidente da Comissão de Alimentos, reafirmo a importância da nossa participação nesta reunião, pois discutir o registro de farmácias que comercializam produtos veterinários no MAPA e dos cuidados necessários na elaboração da ração animal, em uma ação de educação continuada, é essencial para fortalecer a visão de Saúde Única, na qual todos os caminhos convergem para a alimentação humana, evidenciando o papel indispensável da Medicina Veterinária e da Zootecnia na proteção da saúde da população e a relevância e atualidade desse tema”.
Na avaliação do Affa Bruno Medrado essas conversas “vão dar bons frutos para as duas instituições”.
A opinião dele é corroborada por Anete Cruz: “a ação conjunta entre instituições de tamanha relevância para a saúde pública e a saúde animal certamente resultará em avanços significativos para a sociedade. Este encontro representa o início de uma parceria sólida e estratégica, com grande potencial para o desenvolvimento de ações integradas em benefício da produção agropecuária, da segurança dos alimentos e da proteção da população”, concluiu a presidente da CEA.
Foi publicado hoje (18/05), no Diário Oficial da União (DOU), o Edital de Convocação de dois aprovados no concurso CRMV/BA realizado em abril de 2025.
Os dois convocados são para o cargo de assistente administrativo que ocuparam as primeiras posições em suas modalidades.
“Em setembro do ano passado, nomeamos e demos posse às duas aprovadas no cargo de Advogada e no cargo de Médica-Veterinária Fiscal. Esses dois novos colaboradores virão agregar e ampliar as entregas dos serviços aos médicos-veterinários, zootecnistas e à sociedade como um todo”, disse Lúcio Leopoldo, presidente do CRMV/BA.
Pelo edital, a avaliação médica será feita na próxima semana, dia 25/05, e a entrega dos documentos deve ser feita até o dia 02 de junho, terça-feira. A ausência de cumprimento dos prazos implica em eliminação.
Para consultar os detalhes do Edital clique aqui
Para ver a publicação no DOU, clique aqui.
CFMV – O evento Integrar Lideranças reuniu, em Brasília, entre os dias 05 e 06 de maio, os CRMVs do Nordeste (AL/BA/MA/PI) em uma programação voltada ao fortalecimento das gestões, à troca de experiências e ao alinhamento institucional dentro do Sistema CFMV/CRMVs.
Durante o encontro, os participantes acompanharam debates técnicos, administrativos e institucionais.
CRMV- BA
O presidente do CRMV-BA, Lúcio da Silva, destacou que os conteúdos apresentados devem refletir diretamente na gestão do regional da Bahia, especialmente na adaptação às novas normativas e no aprimoramento administrativo.
Outro ponto destacado pelo presidente, foi a agenda institucional realizada no Congresso Nacional. “Esta experiência permitiu compreender de forma mais próxima a articulação política desenvolvida em defesa das pautas da Medicina Veterinária e da Zootecnia, além de acompanhar o relacionamento institucional do Sistema com parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal”, avaliou.
CRMV- AL
Já o presidente do Conselho Regional de Alagoas, Diogo Câmara, ressaltou que o encontro contribui para ampliar a compreensão sobre as responsabilidades da gestão e reforçar o alinhamento com as normativas e determinações do Sistema CFMV/CRMVs e órgãos de controle.
O presidente também falou que o intercâmbio entre regionais com realidades semelhantes favorece a construção de soluções práticas e o aprimoramento das equipes. “Essa troca de experiências ajuda a estimular servidores, conselheiros e diretorias no cumprimento dos objetivos institucionais, sempre voltados à prestação de um serviço cada vez melhor à sociedade”, destacou.
CRMV- MA
O presidente do CRMV Maranhão, Eric Takashi, avaliou o encontro como uma importante oportunidade de avaliação. Segundo ele, a iniciativa funciona como um momento de reflexão sobre os avanços alcançados e os pontos que ainda precisam ser aperfeiçoados.
O presidente também explicou que os debates permitiram compartilhar soluções práticas e discutir problemas comuns enfrentados pelos conselhos, fortalecendo a integração entre os participantes e incentivando a adoção de boas práticas administrativas. “A proximidade cultural e os desafios compartilhados entre os regionais nordestinos tornam a troca de experiências muito produtiva”, explicou.
CRMV- PI
O presidente do CRMV-PI, Miguel Ferreira Cavalcante Filho, ressaltou a importância do suporte oferecido pelo Conselho Federal e do ambiente de colaboração entre os gestores. Para ele, o Sistema demonstra atuar de forma integrada, fortalecendo os regionais para garantir melhores resultados à profissão e à sociedade.
“O encontro contribui para ampliar o nosso conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Sistema, especialmente para dirigentes que assumiram recentemente a gestão”, avaliou Miguel Ferreira.
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com os termos e política de privacidade do site. Política de Privacidade
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.