O presidente do CRMV-BA, Altair Santana, acompanhado do tesoureiro Rodrigo Bittencourt e do procurador jurídico Thiago Mattos, reuniu-se na quinta-feira (21) com o deputado estadual Tiago Correia (PSDB) para discutir propostas e projetos para o desenvolvimento de políticas públicas em defesa da saúde única e da Medicina Veterinária.

Entre as propostas apresentadas está a criação de uma legislação própria e específica que exija a presença de médico-veterinário como RT em reprodução, criação, venda, compra e doação de animais de estimação em estabelecimentos comerciais do Estado; a proibição da comercialização de contraceptivos hormonais que tem causado tumores e em casos mais extremos levado animais a óbito; o ensino a distância da Medicina Veterinária e a proposta, apresentada pelo deputado, de uma sessão especial na Assembleia em comemoração aos 50 anos do CRMV-BA, que serão completados em julho.

“Trouxemos essas propostas porque o Conselho de Medicina Veterinária precisa ser atuante na construção de políticas públicas em defesa do bem-estar animal e da saúde única, que é a união indissociável da saúde humana, animal e do meio ambiente. Essa audiência com o deputado Tiago Correia é super importante, pois, o Conselho precisa ser ouvido pelos legisladores em todas as áreas que envolvam a prática veterinária e queremos ampliar essa relação e reforçar a nossa função e importância junto ao legislativo e ao executivo baiano”, explica o presidente.

O objetivo do Conselho, segundo Rodrigo Bittencourt, é estar cada vez mais perto da sociedade, exercendo o papel de agente fiscalizador e disciplinador das atividades relativas às profissões de médico-veterinário e zootecnista. “Não vamos nos furtar do nosso direito de ser um órgão consultivo da União, do Estado, e do Município em todos os assuntos relativos direta ou indiretamente a essas profissões”, frisou o tesoureiro.

A reunião com o deputado foi a primeira de uma série de encontros com parlamentares e representantes de órgãos e entidades públicas e previstos pela diretoria do CRMV-BA para os próximos meses.