Comissões temáticas estaduais recebem treinamento do CFMV
28 de agosto de 2025
Integrantes das comissões estaduais que assessoram o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) passaram, na última segunda-feira (25), por um treinamento on-line conduzido pela coordenadora do Setor de Comissões Técnicas (SECOT) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), médica-veterinária Ingrid Atayde.
Com a participação de 30 profissionais, médicos-veterinários e zootecnistas, membros integrantes das 8 comissões assessoras técnicas da Autarquia, o treinamento teve a abertura do presidente do CRMV/BA, médico-veterinário Lúcio Leopoldo, que deu as boas-vindas e falou com cada membro das comissões.

“Temos aqui grandes profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia baiana para assessorar nos temas e assuntos de interesse da Autarquia. Algumas situações próprias das comissões envolvem um conhecimento da realidade do Conselho e das profissões. Vocês terão a oportunidade de ser convidados para mesas redondas, palestras, entrevistas, e falarão em nome do Conselho. Após seis meses de mandato, damos início aos trabalhos das comissões com esse treinamento”, afirmou.
O presidente falou ainda sobre a união de esforços de todos esses profissionais e sobre a importância da sintonia com o CFMV, trabalhando juntos pelo engrandecimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia, para identificar os limites, as atribuições, e o fundamental papel das comissões técnicas.
Reiterando o papel fundamental da sinergia com o CFMV, a vice-presidente do CRMV/BA, médica-veterinária Rebeca Ribeiro, que é presidente da Comissão Nacional de Defesa Sanitária Animal (CONDESA/CFMV), expressou o sentimento de gratidão pelo treinamento e pela adesão dos colegas às comissões do Regional. “O encontro desta noite é importante para que possamos entender as nossas funções nas comissões, assumindo a face da representatividade do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia”, declarou.
A secretária-geral do CRMV/BA, médica-veterinária Lívia Peralva, também participando do treinamento como membro da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal (CEMVL), considerou o momento uma oportunidade de alinhamento entre os integrantes e, principalmente, com a diretoria para o direcionamento do fluxo dos trabalhos das comissões. “Foi muito proveitoso e oportuno o treinamento que fez um apanhado geral sobre o funcionamento das comissões e inspirou a todos a trabalharmos juntos por um propósito comum”, afirmou.
Conselheira do CRMV/BA e presidente da Comissão Estadual de Alimentos (CEA), a médica-veterinária Anete Lira da Cruz, considerou o treinamento muito importante. “Além de aproximar os membros das comissões, ajudou a entender melhor o trabalho que vamos executar, o que vai nos permitir agir com mais segurança e clareza. Ficou evidente o quanto essa atividade é relevante quando bem feita. A instrutora foi precisa e muito sábia nas suas colocações. Um momento muito especial”, afirmou.

Para a palestrante Ingrid Atayde, foi um momento especial com as presenças dos profissionais de alto nível, que já atuavam em comissões, e dos novos que também são parte da renovação do Conselho, dispostos a aprender e contribuir, assim como da diretoria do CRMV/BA. “Foi um momento interessante com as pessoas que realmente fazem acontecer, fazem as demandas e trabalhos das comissões chegarem até a sociedade. É uma grande alegria ver que somos um sistema com uma única identidade, com um propósito semelhante de fazer uma profissão melhor para a sociedade, que é a nossa missão, é a nossa grande alegria em servir”, declarou.