José Esler de Freitas Junior – CRMV-BA 0441ZP

Conselheiro Efetivo

José Esler de Freitas Júnior, concluiu o curso de graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Recebeu premiação de honra ao mérito do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais,(CRMV-MG) pela classificação em 1º lugar com maior nota média entre todas as disciplinas cursadas entre os graduandos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros.

Se tornou Mestre em Medicina Veterinária com ênfase em Nutrição e Produção Animal na área de bovinos leiteiros pela Universidade de São Paulo, em dezembro de 2008, e doutor em Zootecnia em fevereiro de 2012 pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita (UNESP) campus de Jaboticabal.

Foi premiado no ano de 2009 durante o III Simpósio de Pós-Graduação do Departamento de Nutrição e Produção Animal onde cursou o Mestrado como melhor aluno e melhor dissertação do ano de 2008. Membro da Amercican Dairy Science Association desde de Abril de 2010. Tem experiência na área de ensino por meio de atividades ligadas à área acadêmica. Com base na sua produção bibliográfica e demais dados curriculares de produção, atua principalmente nas áreas de nutrição de ruminantes (com ênfase em bovinos leiteiros), estatística, fisiologia, análises laboratoriais e manejo de bovinos leiteiros além de realização de atividades práticas ligadas a projetos de pesquisa. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia.

Rodrigo Freitas Bittencourt – CRMV-BA 2496

Conselheiro Efetivo

Médico-veterinário, graduado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde é Professor Adjunto em Reprodução Animal. É membro da Congregação e Colegiado do Curso. Coordenador dos programas de Residência em Medicina Veterinária da Ufba. Membro efetivo da Diretoria da Associação Brasileira de Andrologia e Membro da Câmara Setorial de Ciências Agrárias e Veterinárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e vice-coordenador do Núcleo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Ufba. Atualmente é Diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Ufba.

Ricardo Diniz Guerra e Silva – CRMV-BA 2047

Conselheiro Efetivo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (2000), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdades Integradas Olga Mettig (2003), mestrado em Medicina Veterinária Tropical pela Escola de Medicina Veterinária da UFBA (2004) e doutorado em Zootecnia pela Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA. Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Anatomia, Patologias e Clínicas Veterinárias da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA. Exerce a função de Coordenador das Fazendas Experimentais desta Escola. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia, clínica de pequenos animais, clínica e cirurgia de grandes animais, biotecnologia da reprodução, búfalas, santa Inês e carneiros. Ocupa a presidência da Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia (SMVBA).

Willadesmon Santos da Silva – CRMV-BA 1848

Conselheiro Efetivo

Formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Servidor público efetivo da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) há 12 anos, possui graduação em Direito (UFBA). Já ocupou a função de Secretário Parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia e de Assessor Especial da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Governo da Bahia. Ocupou, ainda, o cargo de Diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários da Adab (Seagri) e de Conselheiro Fiscal na EGBA e CERB. Possui pós-graduação em Saúde do Trabalhador (ISC/UFBA) e em Inspeção e Higiene de Produtos de Origem Animal (UNIME). É Diretor do Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia (SINDIMEV-BA) e sócio-diretor do escritório WFS advocacia. Possui experiência em Medicina Veterinária Legal, gestão, planejamento, inspeção de alimentos e vigilância sanitária, atua como sanitarista no Laboratório de Saúde Pública da Bahia – LACEN-BA. No momento é aluno da pós-graduação do Curso de Mestrado em Saúde Coletiva do ISC/UFBA.

Carmo Emanuel Almeida Biscarde – CRMV-BA 3335

Conselheiro Efetivo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (2006). Residência em Fisiopatologia da Reprodução pela FMVZ-Unesp-Botucatu (2007-2008). Mestre em Medicina Veterinária pela FMVZ-Unesp-Botucatu, com ênfase na área de Biotecnologia da Reprodução Animal (2010). Doutor em Ciência Animal nos Trópicos pela EMEVZ – Universidade Federal da Bahia (2014). Especialização em Clínica e Cirurgia de Equinos pela IBVET-FAJ (2016). Possui experiência em Clínica e Cirurgia da Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária, além de biotecnologias e ultrassonografia da reprodução em pequenos ruminantes.

José Roberto Pinho de Andrade Lima – CRMV-BA 1653

Conselheiro Efetivo

Médico-veterinário formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-doutorado em Saúde Global e Ambiental na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Realizou o doutorado em saúde pública no ISC/UFBA e o mestrado em epidemiologia veterinária na Universidade de Montreal/Canadá. Coronel Veterinário do Exército Brasileiro, onde atua há 28 anos, atualmente é professor e pesquisador da Escola Superior de Defesa (ESD), vinculada ao Ministério da Defesa. Foi o primeiro médico-veterinário a atuar nas Forças de Paz da ONU no Haiti, entre 2009 e 2010.