José Esler de Freitas Junior – CRMV-BA 0441ZP

Conselheiro Efetivo

José Esler de Freitas Júnior, concluiu o curso de graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Recebeu premiação de honra ao mérito do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais,(CRMV-MG) pela classificação em 1º lugar com maior nota média entre todas as disciplinas cursadas entre os graduandos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros.

Se tornou Mestre em Medicina Veterinária com ênfase em Nutrição e Produção Animal na área de bovinos leiteiros pela Universidade de São Paulo, em dezembro de 2008, e doutor em Zootecnia em fevereiro de 2012 pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita (UNESP) campus de Jaboticabal.

Foi premiado no ano de 2009 durante o III Simpósio de Pós-Graduação do Departamento de Nutrição e Produção Animal onde cursou o Mestrado como melhor aluno e melhor dissertação do ano de 2008. Membro da Amercican Dairy Science Association desde de Abril de 2010. Tem experiência na área de ensino por meio de atividades ligadas à área acadêmica. Com base na sua produção bibliográfica e demais dados curriculares de produção, atua principalmente nas áreas de nutrição de ruminantes (com ênfase em bovinos leiteiros), estatística, fisiologia, análises laboratoriais e manejo de bovinos leiteiros além de realização de atividades práticas ligadas a projetos de pesquisa. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia.

Rodrigo Freitas Bittencourt – CRMV-BA 2496

Conselheiro Efetivo

Médico-veterinário, graduado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde é Professor Adjunto em Reprodução Animal. É membro da Congregação e Colegiado do Curso. Coordenador dos programas de Residência em Medicina Veterinária da Ufba. Membro efetivo da Diretoria da Associação Brasileira de Andrologia e Membro da Câmara Setorial de Ciências Agrárias e Veterinárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e vice-coordenador do Núcleo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Ufba. Atualmente é Diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Ufba.

Ricardo Diniz Guerra e Silva – CRMV-BA 2047

Conselheiro Efetivo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (2000), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdades Integradas Olga Mettig (2003), mestrado em Medicina Veterinária Tropical pela Escola de Medicina Veterinária da UFBA (2004) e doutorado em Zootecnia pela Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA. Atualmente é professor adjunto III do Departamento de Anatomia, Patologias e Clínicas Veterinárias da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA. Exerce a função de Coordenador das Fazendas Experimentais desta Escola. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia, clínica de pequenos animais, clínica e cirurgia de grandes animais, biotecnologia da reprodução, búfalas, santa Inês e carneiros.

Willadesmon Santos da Silva – CRMV-BA 1848

Conselheiro Efetivo

Willadesmon Silva, é médico-veterinário, graduado pela Universidade Federal da Bahia(Ufba). Servidor público efetivo da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), possui graduação em Direito (Ufba). Já ocupou a função de Secretário Parlamentar na Assembleia Legislativa da Bahia e de Assessor Especial da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Governo da Bahia. Recentemente ocupou o cargo de Diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários da Adab (Seagri). Possui pós-graduação em Saúde Pública (UFBA) e em Inspeção e Higiene de Produtos de Origem Animal (UNIME). Atualmente é Sanitarista no Laboratório de Saúde Pública – Lacen-BA (Sesab) e Diretor do Sindicato dos Médicos Veterinários da Bahia (SINDIMEV-BA).

Antônio de Lisboa Ribeiro Filho – CRMV-BA 1927

Conselheiro Efetivo

Possui graduação em Medicina Veterinária (1991) pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestrado em Reprodução Animal (1996) pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Especialização em Embryo Transfer Technology for Cattle (1998) pelo National Livestock Breeding Center (NLBC) – Fukushima/Japão e Doutorado em Ciência Animal (2001) com enfoque em Reprodução Animal pela Escola de Veterinária da UFMG. Em 1994, ingressou por concurso público para o magistério superior na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Anatomia, Patologia e Clínicas Veterinárias, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia da reprodução, manejo reprodutivo, controle farmacológico do ciclo estral para o emprego de biotecnologias da reprodução, inseminação artificial, transferência de embriões e fertilização “in vitro” em bovinos.

José Roberto Pinho de Andrade Lima – CRMV-BA 1653

Conselheiro Efetivo

Médico-veterinário formado pela Ufba com pós-doutorado em Saúde Global e Ambiental na Universidade da Flórida, nos  Estados Unidos. Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, também é instrutor da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). Foi o primeiro médico-veterinário a atuar nas Forças de Paz da ONU no Haiti.