O Conselho Regional de Medicina Veterinária nº 10 foi criado em 28 de julho de 1969, para atender os estados da Bahia e Sergipe.

As eleições aconteceram no dia 13 de setembro do mesmo ano e o médico- veterinário Moacyr Dunhan de Moura Costa foi eleito o primeiro presidente.

Situado em Salvador, o Conselho funcionava nas instalações do antigo Instituto Biológico da Bahia. A primeira sede própria, uma sala no Centro Histórico, foi adquirida em 1970, ainda na primeira gestão da diretoria. Devido às dificuldades relativas à localização e ao limitado espaço, a sede mudou-se para outro imóvel alugado.

Em 13 de março de 1996, sob a gestão do médico-veterinário José Balduíno Moscozo de Medeiros Neto, foi adquirida nova sede própria, para melhor atender os profissionais da Bahia.

O estado da Bahia responde por fatia significativa do PIB do nordeste e das exportações da região. Sua economia é movida basicamente por agropecuária, indústria, mineração, turismo e serviços.

Frente a uma indústria em expansão, o Conselho vem trabalhando para coibir a atividade de maus profissionais e também daqueles que exercem a profissão de forma ilegal.

Com uma forte política de interiorização, o CRMV/BA estende sua atuação aos mais recônditos pontos do estado, indo ao alcance de todos os profissionais. Presente em eventos e exposições por toda a Bahia, o CRMV/BA busca atender e orientar os profissionais e as pessoas jurídicas, tira dúvidas e regularizar a situação cadastral. Agindo assim, exerce papel fundamental na defesa da saúde da sociedade