Foi aberta nesta segunda-feira (06/11), em Salvador, mais uma edição do curso de diagnóstico por ultrassonografia na reprodução bovina e equina.
O evento foi prestigiado pelo ex-ministro interino da Integração Nacional ( 2016) e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV) MV Josélio Moura , pelo superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretária da Agricultura da Bahia, MV Adriano Bouzas e pelo Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, MV José Roberto Pinho de Andrade Lima.
A atividade começou com a exibição do vídeo “25 anos de emoções” que mostra alguns dos momentos marcantes da trajetória do projeto e também da trajetória pessoal do seu idealizador, o professor doutor MV José Carlos de Andrade Moura, desde o início em 1992 até a atualidade.
O Dr. Josélio Moura (foto acima) foi o primeiro a falar aos participantes. Ele fez uma retrospectiva das últimas cinco décadas da Medicina Veterinária no país e afirmou que são a agricultura e a pecuária que deixam a nossa balança comercial equilibrada.
Na sequência falaram o Dr. Bouzas e o Tenente-Coronel José Roberto, destacando a importância do curso para os participantes e para o aprimoramento da Medicina Veterinária de diagnósticos.
Entre os inscritos, havia médicos/as veterinários/as de várias instituições de ensino da Bahia, Ceará, Sergipe e Pernambuco. Alguns com certa experiência e outros/as dispostos/as a desbravar um novo campo de conhecimento.
Além das edições realizadas em Salvador, o projeto já foi ministrado em outros estados da federação e no exterior.
O curso tem 57 horas de duração divididas entre aulas teóricas (na sede do CRMV/BA) e aulas práticas tendo sido ministrado entre os dias 06 a 11 de novembro de 2017
Para o professor doutor MV José Carlos de Andrade Moura, a iniciativa “tornou-se uma referência para a pecuária nacional e vem contribuindo com o desenvolvimento não só da Medicina Veterinária como também para o agronegócio brasileiro”.
Ascom CRMV/BA, 06 de novembro de 2017