Presidente

Altair Santana de Oliveira – CRMV-BA 1232

Auditor Fiscal Federal Agropecuário, foi chefe do Serviço de Inspeção Federal e atualmente é Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do MAPA na Bahia, foi Diretor Geral da ADAB.
É Pós-graduado em Controle de Qualidade de Alimentos e em Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal.


Vice-Presidente

Lúcio Leopoldo Aragão da Silva – CRMV-BA 1328

médico-veterinário e Bacharel em direito, ambos pela Universidade Federal do Bahia (UFBA). Professor de Deontologia e Legislação Profissional na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia EMEVZ da UFBA. Ocupou a presidência durante Administração Intermediária de 2009-2010.

 

 

 

 


Secretária-Geral

Irenildes Costa Santos – CRMV-BA 0295

Médica-veterinária formada pela Universidade Federal da Bahia Ufba com especialização em Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados. Foi Professora-colaboradora na Ufba na disciplina de Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados, Auditora Fiscal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, trabalhando no serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal na área de Leite e Derivados. Também teve experiência no Laboratorio de Microbiologia de Alimentos – LARA e na Assessoria de Carne e derivados.

 

 

 

 


Tesoureiro

Rodrigo Freitas Bittencourt – CRMV-BA 2496

Médico-veterinário, graduado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde é Professor Adjunto em Reprodução Animal. É membro da Congregação e Colegiado do Curso. Coordenador dos programas de Residência em Medicina Veterinária da Ufba. Membro efetivo da Diretoria da Associação Brasileira de Andrologia e Membro da Câmara Setorial de Ciências Agrárias e Veterinárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e vice-coordenador do Núcleo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Ufba.


Conselheiros Efetivos

João Maurício Moura de Andrade – CRMV-BA 1461

Médico-veterinário graduado pela Universidade Federal da Bahia. Empresário e clínico de pequenos animais. Foi conselheiro do CRMV-BA nas gestões 2010-2013 e 2016-2019 e sempre foi membro ativo da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, seção Bahia- Anclivepa-BA.

 

 

 

 

 

 

 


Luis Fernando Batista Pinto – CRMV-BA 0235

Zootecnista graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, e pós-doutorado em Zootecnia pela USP. Atualmente é docente da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Ufba, onde leciona e desenvolve pesquisas com enfoque em genética e melhoramento animal.

 

 

 

 

 

 


Maria Tereza Vargas Leal Mascarenhas – CRMV-BA 1678

Médica-veterinária formada pela UFBA. Especialista em Vigilância Epidemiológica e Sanitária, pela UNAERP, em Vigilância Ambiental em Saúde pela UFRJ e em Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, pela FAS . Tem mestrado em Ciência Animal nos Trópicos pela UFBA. Atua, desde 2002, como Fiscal Agropecuária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), tendo exercido cargo de Assessora de Planejamento Estratégico da Agência, por quatro anos, atualmente responde pela Coordenação de Operações Especiais da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal. É membro da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia.

 

 

 

 


Rafael Bruno Santos Teixeira – CRMV-BA 2361

Médico-veterinário graduado pela UFBA. Empresário na indústria de lácteos, atua como diretor do sindicato de laticínios e conselheiro da Fieb.

 

 

 

 

 

 

 

 


Lia Muniz Barretto Fernandes – CRMV-BA 2413

Médica-veterinária formada pela Universidade de Marilia (Unimar), com especialização em Produção de Suínos e Aves (UFLA) tem Mestrado em Imunologia  e Doutorado em Imunologia ambos pela (Ufba/ICS). É professora na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Ufba onde leciona e pesquisa Sanidade Avícola.

 

 

 

 

 

 

 


José Roberto Pinho de Andrade Lima – CRMV-BA 1653

Médico-veterinário formado pela Ufba com pós-doutorado em Saúde Global e Ambiental na Universidade da Flórida, nos  Estamos Unidos. Tenente-Coronel do Exército Brasileiro, também é instrutor da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). Foi o primeiro médico-veterinário a atuar nas Forças de Paz da ONU no Haiti.

 

 

 

 

 

 


Conselheiros Suplentes

Eider Edoardo Saldanha Leandro – CRMV-BA 2121

Médico-veterinário pela UFBA, com ênfase em Medicina Veterinária Equina. Especializou-se em Diagnóstico e Cirurgia Equina e em Ortopedia Equina. É empresário , clínico e cirurgião de equinos.

 

 

 

 

 

 

 


Sidney Gonçalves Gonzalez Alves – CRMV-BA 2447

Médico-veterinário graduado pela Ufba. Fez mestrado em Ciência Animal nos Trópicos com ênfase em Reprodução Animal também pela Ufba. É professor das disciplinas Ciências Morfofuncionais IV, Reprodução Animal I e II, Prática em Produção e Reprodução Animal Unime em Lauro de Freitas , assumindo também a coordenação de estágios do curso de Medicina Veterinária da Universidade.

 

 

 

 

 

 


Paulo Emílio Landulfo Medrado de Vinhaes Torres – CRMV-BA 1790

Médico-veterinário formado pela Ufba. Foi diretor de inspeção de produtos agropecuários e diretor geral da Agência da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Trouxe para Salvador o Congresso Internacional de Defesa Agropecuária em junho de2018, como presidente da Sociedade Brasileira De Defesa Agropecuária (SBDA).

 

 

 

 

 

 


Laudélio Santos Fonseca – CRMV-BA 0599

Formado em Medicina Veterinária pela Ufba. Foi da diretoria executiva do CRMV-BA e conselheiro do CFMV . É professor universitário e tem foco na área de produção de Gado de corte.

 

 

 

 

 

 

 


Carlos Humberto Almeida Ribeiro Filho – CRMV-BA 0454

Tem graduação em Medicina Veterinária pela Ufba, especialização em Administração Hospitalar pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Clínica e Reprodução Animal, também pela UFF. Professor da Ufba, atua em Clínica Cirúrgica Animal. É ex-Presidente da Associação dos Médicos Veterinários da Bahia, do Sindicato do médicos veterinários e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia nas gestões 2003-2003, 2003-2006 e 2006-2008.

 

 

 

 

 

 


Jurandir Ferreira da Cruz – CRMV-BA 0962

É médico-veterinário pela Ufba. Tem mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará e doutorado em Ciências Veterinárias pela mesma instituição. É Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e desenvolve estudos na área de Produção e Reprodução das espécies caprina e ovina.