O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) expressa pesar pelo falecimento do médico-veterinário Antônio das Virgens Leal, ocorrido no dia 23 de dezembro.  Funcionário aposentado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ele também tinha  graduação em Medicina.

Formado em Veterinária pela Universidade Federal da Bahia em julho de 1963, Leal iria completar 93 anos  em 2021.

Um dos primeiros profissionais a serem inscritos no CRMV/BA em  1970, seu CRMV era 0022.

Memória

Como médico-veterinário teve papel importante no fortalecimento da indústria do leite no estado, segundo conta  o site da Academia de Medicina Veterinária da Bahia (Abamev).

Ele ocupou o cargo de Chefe do Serviço de  Inspeção Federal (SIF) na Bahia,  tendo formado uma equipe sólida que ainda hoje tem representantes no SIF.

Segundo relata o presidente do CRMV/BA, Altair Santana de Oliveira, na última visita que fez à Superintendência  Federal de Agricultura (SFA), em Salvador,  Antônio Leal “perguntou por todos os colegas, falando o nome de todos”, mostrando “uma memória perfeita, intacta”.

Informações dão conta que ele foi internado para um procedimento médico e, no hospital, teria contraído Covid-19, vindo a falecer.

Aos enlutados, o CRMV/BA presta sinceras condolências.

One thought on “Nota de pesar – Antônio das Virgens Leal

1. Antonio das Virgens Leal foi meu colega da turma de 1960, da antiga EMVB. Completamos 60 anos de formatura no dia 19/12/20.
    Grande colega e amigo.