Até o dia 31 de julho podem ser indicados nomes de profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia para concorrer aos prêmios Paulo Dacorso Filho e Octávio Domingues, respectivamente. A homenagem é prestada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) à médicos-veterinários (desde 1977) e à zootecnistas (desde 2008) que tenham realizado relevantes serviços à ciência veterinária ou ao desenvolvimento agropecuário do país. Os vencedores dos prêmios recebem uma placa, um bóton especial e uma medalha.

Como indicar

Qualquer pessoa física ou jurídica (pública ou privada) pode indicar um nome, acompanhado de memorial e documentos comprobatórios, que serão analisados e julgados pelo Plenário do CFMV. Os estatutos com as regras estão disponíveis nas Resoluções CFMV nº 677/2000 e nº 870/2007.

As indicações podem ser enviadas para o e-mail gabinete@cfmv.gov.br, com o assunto “Indicação para o Prêmio Paulo Dacorso ou Prêmio Octávio Domingues”; ou por correio para o CFMV, cujo endereço é SIA Trecho 6, lt.130 e 140, Brasília-DF, CEP 71205-060, com o assunto destacado na etiqueta.

Sobre os prêmios

O nome Prêmio Paulo Dacorso Filho, cujo estatuto foi aprovado pela Resolução CFMV nº 677/2000, é uma homenagem ao médico-veterinário Paulo Dacorso Filho, que dedicou sua carreira às principais causas da Medicina Veterinária e do CFMV, do qual foi integrante.

Formado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Brasil, em 1934, fez parte de várias associações e sociedades. O título de mestre em Patologia foi concedido pela Universidade Wisconsin, Estados Unidos, em 1947.

Como professor, lecionou em instituições do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Publicou cerca de 70 artigos científicos e ocupou diversos cargos em respeitadas instituições.

No Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi diretor do setor de Veterinária entre 1966 e 1974 e conselheiro entre 1960 e 1965. Paulo Dacorso Filho morreu em 1975.

Já o Prêmio Octávio Domingues, aprovado pela Resolução CFMV nº 870/2007, é uma homenagem a Octávio Domingues, autor de diversos estudos de importância para o desenvolvimento da Zootecnia no Brasil. Nascido em Xapuri (AC), ele foi o primeiro professor de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura do Pará, em 1918. Graduou-se como engenheiro agrônomo em Piracicaba (SP) e pós graduou-se nos Estados Unidos.

Lecionou a disciplina ‘Zootecnia Geral’ na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, onde cursou a graduação. Mais tarde, passou a professor catedrático de Zootecnia Especial da Escola Nacional de Agronomia, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Representando a UFRRJ, integrou a equipe de professores enviados aos Estados Unidos para avaliação dos procedimentos administrativos, didáticos, de pesquisa agronômica e extensão rural adotados pelo Sistema Universitário Norte-Americano dos “Laind Grant Colleges”.