Conselhos, sindicatos, entidades governamentais se reuniram na segunda-feira, 08 de janeiro para  discutir formas de enfretamento ao Ensino a distância, EAD.

O CRMV/BA, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, foi representado pelo conselheiro MV Lúcio Leopoldo Aragão, professor da EMVZ-UFBA.

Além do CRMV/BA, estavam presentes representantes dos Conselhos de Enfermagem , Farmácia, Medicina, Serviço Social, Fisioterapia,  sindicatos, associações e  Conselho Municipal de Saúde.

O MV Lúcio Leopoldo ressaltou que  “o ponto fundamental   da reunião foi  a preocupação” com a precarização dos serviços de saúde e com a mercantilização do ensino dos cursos da área de saúde. Também foi lembrada pelos participantes, a importância de um Sistema Único de  Saúde (SUS) forte, com pessoal qualificado para atender a população de modo adequado.

Fórum Social Mundial

Foram quase três horas de reunião no COREN-BA, Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, localizado no bairro dos barris, durante a qual foi aprovada uma agenda de ações que já começou nesta terça-feira (09.01) com uma reunião na APLB –Sindicato.

Participar do Fórum Social Mundial 2018, a ser realizado na capital baiana nos dias 13 a 17 de março foi uma das decisões mais relevantes da reunião, avaliou Dr. Lúcio. Ele acredita que isto pode trazer visibilidade internacional para a luta contra o EAD na área de saúde, pois os holofotes do mundo inteiro, no setor social, estarão voltados para Salvador.

E visibilidade, para gerar engajamento, é uma questão crucial, apontou o conselheiro do CRMV/BA:  “é necessário que os alunos e professores da área de saúde da UFBA, UNEB e demais faculdades da Bahia percebam a importância do que está sendo discutido e façam adesão à causa”, declarou Dr. Lúcio.

Em diversas oportunidades o   CFMV,  se manifestou contra o ensino a distância para os cursos de Medicina Veterinária.

(Fotos cedidas pelos participantes do fórum)

Ascom CRMV/BA, 09 de janeiro de 2018