Implementação de políticas públicas para a Saúde Única é tema de encontro no CRMV/BA
8 de maio de 2025
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) recebeu a visita do deputado estadual José de Arimateia, na última terça-feira (6), para discutir pautas de interesse dos profissionais da Medicina Veterinária, da Zootecnia e da população baiana. O deputado e sua equipe, Janderson Louvores, assessor legislativo, e Marinês Marques, assessora técnica em saúde, foram recebidos pelo presidente do CRMV/BA, méd.-vet. Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, acompanhado da secretária-geral do CRMV/BA, méd.-vet. Lívia Peralva, e do tesoureiro da Autarquia, méd.-vet. Rui Leal.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Bem-Estar Animal e Segurança Ambiental da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado José de Arimateia trouxe questões relativas à necessidade de implementação de políticas públicas para a Saúde Única, que envolve a saúde animal, humana e ambiental, em municípios do interior do estado.
O presidente do CRMV/BA recebeu as informações do deputado e sua comitiva, reconheceu a importância das iniciativas e parabenizou o deputado por sua plataforma de trabalho. Lúcio Leopoldo ressaltou o trabalho do Regional baiano na articulação com entes federais, estaduais e municipais voltados para a criação e efetivação de políticas públicas de valorização profissional para médicos-veterinários e zootecnistas, o que converge com o fortalecimento da Saúde Única no país. “O Conselho tem um papel fundamental de atuar como um ente consultivo, que possa estar ao lado dos entes públicos, parlamentares e poderes, para que em sua competência possa auxiliar, acompanhar e sugerir políticas públicas de interesse social”, afirmou.
Lúcio Leopoldo explicou que a competência do Conselho de classe é fiscalizar o exercício profissional, orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas às profissões, realizando fiscalizações junto a empresas privadas, entidades públicas, profissionais liberais e ONGs. “O espírito do Conselho é esse, ele foi criado para isso. A fiscalização que fazemos é para a proteção da sociedade, para o acompanhamento da execução da função dos profissionais nos programas públicos, mutirões de castração e ONGs de proteção animal”, afirmou.
Também foi destaque na reunião a importância da presença de médicos-veterinários e zootecnistas em prefeituras, no manejo populacional de cães e gatos, em questões relacionadas ao bem-estar animal e da contratação de médicos-veterinários como peritos para atuar em casos de crimes de maus-tratos.
O deputado José de Arimateia ouviu atentamente as principais pautas da Medicina Veterinária e da Zootecnia no estado, expressou seu compromisso com a causa animal e com a sociedade baiana, e prometeu direcionar o atendimento ao pleito das categorias no fortalecimento da Saúde Única nos municípios do interior do estado. “Muito importante a gente ter vindo aqui hoje e levantado essas questões, e, em outras vindas nossas aqui e idas de vocês em nossa casa, continuaremos a levantar e implementar ideias pelos animais e pela Saúde Única”, destacou.