Médicos-veterinários e zootecnistas, vacinem-se contra o sarampo
7 de agosto de 2025
O Ministério da Saúde (MS) tem reforçado a necessidade de vacinação dos profissionais e trabalhadores da área da saúde para prevenção e controle do sarampo. A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), considerando o aumento expressivo dos casos de sarampo no mundo, em especial nas Américas em 2025, e o risco de reintrodução do sarampo no país, alerta também sobre a necessidade de vacinação dos médicos-veterinários e zootecnistas.
Os profissionais e trabalhadores que atuam na saúde são, geralmente, os primeiros a terem contato com casos suspeitos de sarampo nas instituições de saúde. De acordo com a SVSA, é fundamental que todos estejam devidamente vacinados com duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), conforme estabelecido no Calendário Nacional de Vacinação.
Aqueles profissionais que ainda não foram vacinados devem receber duas doses da vacina, respeitando um intervalo mínimo de 30 dias. A vacina é contraindicada apenas para gestantes e pessoas com imunossupressão grave.
Uma das recomendações é que os serviços de saúde verifiquem a situação vacinal de suas equipes, mantenham registros atualizados, promovam ações de vacinação, campanhas de conscientização e capacitação sobre a prevenção do sarampo. A SVSA destaca a importância da adoção de medidas não farmacológicas, como o isolamento de casos, uso de EPIs (máscaras), triagem adequada, ventilação dos ambientes e higiene das mãos.
Outra recomendação para todo profissional de saúde é notificar imediatamente o indivíduo de caso suspeito de sarampo – febre, exantema (erupção cutânea) e pelo menos mais um dos seguintes sinais e sintomas: tosse, conjuntivite e/ou coriza -, para que o caso seja investigado, tenha amostras de material biológico coletadas e que as ações de bloqueio vacinal possam ser implementadas em até 72 horas. A SVSA recomenda ainda que os contatos dos casos suspeitos sejam monitorados por 30 dias e orientados para receber a vacina.
Mais detalhes e informações sobre prevenção e controle do sarampo, acesse:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sarampo