Fórum das comissões de ensino da Zootecnia discute estratégias para aumentar qualidade dos cursos
6 de outubro de 2025
O I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Ensino da Zootecnia reuniu presidentes e membros das Comissões de Ensino da Zootecnia do Sistema CFMV/CRMVs, no Auditório Professor Jorge Rubinich do Conselho de Medicina Veterinária do Estado da Bahia – CRMV/BA, nesta segunda-feira (6). O encontro abriu os eventos institucionais do 34º Congresso Brasileiro de Zootecnia – Zootec, maior congresso técnico-científico de Zootecnia da América Latina, de 7 a 10 de outubro de 2025, no Centro de Convenções de Salvador/Bahia.
Iniciativa do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, por meio da Comissão Nacional de Ensino da Zootecnia – CNEZ, o primeiro fórum teve como objetivos refletir coletivamente, compartilhar experiências e criar propostas de estratégias de ação para ampliar a qualidade do ensino em Zootecnia no Brasil.
As discussões estiveram focadas nas necessidades dos estudantes e foram levantadas questões sobre as grades curriculares, a integração das áreas, o aumento da qualificação profissional, o fortalecimento da identidade profissional, as ameaças e oportunidades do EaD, extensão, evasão, retenção e captação de estudantes.

Compuseram a mesa de honra, Ana Elisa Almeida, presidente do CFMV, Lúcio Leopoldo Aragão, presidente do CRMV/BA, Diego Peres Netto, presidente da Comissão Nacional de Ensino da Zootecnia – CNEZ, e Flávio Longui, presidente da Comissão Estadual de Educação em Zootecnia – CEEZ.
Ana Elisa Almeida deu as boas-vindas expressando o significado do momento. “Este momento tem para mim um significado muito especial: estar na minha cidade para celebrar e fortalecer uma área que é estratégica para o Brasil e para o nosso Sistema˜, afirmou. ”Este evento nasce do entendimento de que a Zootecnia é ciência, desenvolvimento econômico que planeja, organiza e potencializa a produção animal de forma ética e sustentável, garantindo eficiência, bem-estar e segurança alimentar”, declarou. A presidente do CFMV ressaltou ainda as ações de valorização profissional e as portas abertas do gabinete para os zootecnistas de todo o país.
Lúcio Leopoldo Aragão destacou o papel fundamental de assessoria das comissões nacional e regional à diretoria e ao corpo de conselheiros para fazer um panorama e um diagnóstico do ensino da Zootecnia no Brasil. “Hoje, temos 738 zootecnistas inscritos em nosso Conselho, sendo o primeiro inscrito no ano de 1975. Aqui na Bahia temos quatro cursos de zootecnia, todos de natureza pública, um estadual (o primeiro) e três federais”, disse. O presidente do CRMV/BA destacou ainda a proximidade entre as duas profissões e a importância da Zootecnia para o Regional baiano.
Diego Netto e Flávio Longui manifestaram a satisfação com o evento e com a presença de todos, destacaram a relevância da realização deste primeiro fórum para o ensino da Zootecnia, e valorizaram a continuidade das discussões no Zootec, especialmente durante a 30ª Reunião Nacional de Ensino de Zootecnia, nos dias 7 e 8, que faz parte da programação dos eventos institucionais do Zootec 2025.
Pesquisa e grupos de trabalho
A manhã foi reservada a uma apresentação de dados coletados a partir da pesquisa nacional sobre cursos de graduação em Zootecnia “Panorama dos Cursos de Zootecnia”, e aos grupos de trabalho para pensar em desafios e soluções. “São 132 cursos de Zootecnia no Brasil. Tivemos 66 respostas no formulário da pesquisa, a maioria no nordeste, em seguida sul, depois sudeste e demais regiões. A coleta de dados foi um desafio e o que mostramos aqui não é uma crítica, é uma maneira de enxergar como podemos trabalhar”, afirmou Diego Netto. O estudo em andamento deu pistas de como anda o ensino da Zootecnia no Brasil, apontou direções a seguir e ainda tem muito caminho a percorrer, como concluiu o presidente da CNEZ/CFMV.
Já na parte da tarde, os participantes reuniram-se em três grupos de trabalho em torno de questões para pensar o ensino da Zootecnia a partir de diferentes perspectivas de atuação estratégica. Ao final, teve lugar a apresentação dos resultados dos GTs e a perspectiva da produção de um documento sobre as conclusões do I Fórum para construir coletivamente estratégias práticas e viáveis para atrair e manter estudantes nos cursos de Zootecnia.
Lista de participantes em ordem alfabética:
Antônio Rodrigues da Silva (CEEZ/CRMV-MT)
Bruno de Souza Mariano (CRMV/GO)
Célia Regina Orlandelli Carrer (CNEZ/CFMV)
Daniel Biagiotti (ABZ Piauí)
Diego Peres Netto (CNEZ/CFMV)
Eduardo Luiz Heinzen (CRMV/AP)
Elton Lima Santos (CRMV/AL)
Fernanda Melo Pereira Taran (CRMV/PE)
Flávio Longui (EMEVZ/UFBA/CRMV/BA)
Helena Emília Manso (UFRPE)
Iraides Ferreira Furusho Garcia (UFLA/CRMV/MG)
Isa Porto (CRMV/BA)
Jalison Lopes (CNEZ/CFMV)
Jouse Moreira Sanches (CRMV/RR)
Kátia Aparecida de Pinho Costa (CRMV/GO)
Kátia de Oliveira (UMESP/CRMV/SP)
Leandro César de Godoy (UFRGS/CRMV/RS)
Leandro Dalcin Castilha (Presidente ABZ 2025-2029)
Letícia Barros de Alencar (CRMV/AM)
Linamary Santos de Almeida (CRMV/SE)
Lucimary Ferri (CRMV/ES)
Marcelo Ailton Zschornack (CRMV/PR)
Maria Vanderly Andrea (UFRB/CRMV/BA)
Meiby Carneiro de Paula Leite (UFRB)
Paula Gomes Rodrigues (CRMV/SE)
Paula Priscila Liberato da Escóssia Campos (CRMV/RN)
Rita de Cássia Almeida de Mendonça (CRMV/PA)
Rodrigo Afonso Leitão (ABZ/CRMV/MG)
Rodrigo Garófallo Garcia (UFGD/CRMV/MS)
Rossana Herculano Clementino Lins (CRMV/PE)
Safira Valença Bispo – CNEZ/CFMV
Sánara Adrielle França Melo (UEMA)
Waldjânio de Oliveira Melo (CRMV/PA)
Fotos do I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Ensino da Zootecnia, clique para ver o álbum
