CRMV/BA participa de seminário sobre causa animal e saúde pública
12 de outubro de 2025

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia – CRMV/BA Lúcio Leopoldo Aragão da Silva participou no dia 2 de outubro de 2025 do “Seminário Causa Animal e Saúde Pública”, promovido pelo deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), na Assembleia Legislativa da Bahia – Alba. O evento integrou a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, instituída pela Lei Estadual nº 13.472/2016, de autoria do deputado. Reunindo autoridades, especialistas, pesquisadores, protetores da causa animal e representantes da sociedade civil o momento proporcionou o debate sobre os impactos da relação entre as pessoas e os animais na saúde pública.
Abrindo o evento, o deputado José de Arimateia agradeceu a disponibilidade e a presença de todos, explicando o propósito do seminário. “Este seminário é um espaço de troca de experiência e debate sobre esse tema tão importante para nós que é o bem-estar e os direitos dos animais, buscando o equilíbrio ambiental na saúde pública. E é também um espaço para lembrarmos sobre as leis. Se o deputado não trouxer à memória da população as leis que existem, elas ficam esquecidas. Vejam que essa Lei Estadual 13.472 é de 2016 e se eu não falar dela vocês não sabem que ela existe”, afirmou.
Compuseram a mesa de honra, além do deputado José de Arimateia, o presidente do CRMV/BA, médico-veterinário Lúcio Leopoldo Aragão da Silva; a coordenadora de campanha nas Américas pela The Donkey Sanctuary, bióloga Patrícia Tatemoto; a coordenadora nacional da Frente Nacional de Defesa dos Jumentos e diretora da União Defensora dos Animais Bicho Feliz, Dra. Gislane Junqueira Brandão; a presidente da Rede de Mobilização pela Causa Animal – REMCA, pedagoga Eveli Brito; o diretor jurídico da REMCA, Dr. Yuri Lima; e a deputada estadual Claudia Oliveira (PSD).
Lúcio Leopoldo ministrou a palestra “Atuação do CRMV/BA na Defesa dos Direitos dos Animais” sobre o papel do CRMV/BA como um Conselho de Classe na fiscalização do exercício ilegal da Medicina Veterinária, e que analisa e encaminha aos órgãos competentes as denúncias de maus-tratos contra animais. Acompanhado da assessora técnica do CRMV/BA, zootecnista Isa Porto, o presidente do Conselho colocou o CRMV/BA à disposição nos assuntos relacionados ao exercício das profissões com base em princípios éticos, técnicos, legais e sociais. “O Conselho é uma instituição que tem seus limites administrativos, suas competências e atribuições regidos pela Lei 5.517/1968. Um Conselho de Classe nasce para fiscalizar as profissões em nome do Estado e a serviço da sociedade, em consonância com os preceitos de Uma Só Saúde, que é a saúde humana, animal e ambiental”, destacou.
No encontro, os palestrantes apresentaram dados, informações e caminhos voltados para a criação de medidas que articulem legislação, apoio institucional e mobilização social em defesa da dignidade animal e da saúde coletiva. Além da palestra do presidente do CRMV/BA, os demais temas apresentados foram: “Por que devemos nos preocupar com o bem-estar animal: bases neurofisiológicas e complexidade cognitiva” (Patricia Tatemoto); “O massacre dos jumentos na Bahia” (Gislane Junqueira Brandão); “A importância das políticas públicas na proteção animal” (Evli Brito); “A situação do abate do jumentos na Bahia” (Yuri Lima).
Ao final, o público presente solicitou o apoio do governador Jerônimo Rodrigues e das autoridades competentes para ampliar o diálogo e fortalecer ações conjuntas entre poder público, sociedade civil e profissionais da área.
