Solenidade no CRMV/BA comemora 57 anos da Lei 5.517
24 de outubro de 2025

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia – CRMV/BA realizou na tarde de quinta-feira (23) uma solenidade em comemoração aos 57 anos da Lei 5.517, que regulamenta a profissão de médico-veterinário e criou o Sistema CFMV-CRMVs. O evento marcou o dia exato da promulgação da Lei que consolidou o papel dos Conselhos como órgãos de fiscalização profissional e de defesa da sociedade, garantindo o exercício ético e responsável das atividades veterinárias no Brasil.
O presidente Lúcio Leopoldo Aragão da Silva e a vice-presidente Rebeca Dantas Xavier Ribeiro receberam os participantes no Auditório Jorge Rubinich, no CRMV/BA. Além de uma palestra especialmente dedicada ao dia, ministrada pelo presidente, o evento contou com um momento de reverência a um dos maiores símbolos da Nação, o Brasão da República, reinstalado na fachada da Autarquia.

Ressaltando o ineditismo desta comemoração para o Sistema CFMV-CRMVs, o presidente Lúcio Leopoldo explicou a importância do evento. “A todos vocês que fazem essa Lei no dia a dia, que a praticam sempre, que remetem-se a ela, às suas letras que parecem frias, mas que dizem o que é o exercício da Medicina Veterinária e o que é o Sistema CFMV-CRMVs, este é um momento inédito para este Regional e para o Conselho Federal de Medicina Veterinária”, destacou.
A vice-presidente Rebeca Ribeiro expressou a satisfação com o momento. “Que a gente possa sempre trabalhar com a harmonia que o Sistema CFMV-CRMVs exige, respeitando a legislação, operando estritamente dentro da legalidade, que é uma obrigação de todos aqueles que fazem o serviço público. E que a gente possa sempre lembrar da importância dessa profissão e da legislação para as nossas atribuições funcionais. Nosso principal objetivo é aplicar essa legislação para proteger a sociedade e isso essa casa tem feito muito bem”, afirmou.
Na palestra, o presidente falou sobre as bases que formaram a Lei, há 57 anos, resgatou a história do Brasil e da valorização do médico-veterinário desde os tempos de Dom Pedro II, da criação das primeiras escolas de Medicina Veterinária, tratou de aspectos sobre a Lei, detalhou sua relevância para os profissionais, principalmente, diante de situações de fiscalização e de cumprimento das atribuições dos Conselhos. “Viva a Lei 5.517/1968!”, vibrou o presidente Lúcio Leopoldo, ao que o público reagiu com uma salva de aplausos.









