A primeira Câmara Nacional de Presidentes (CNP) da gestão 2023/2026, do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), começou nesta terça-feira (2) e segue até a próxima sexta (5), em Salvador (BA).
Esta CNP tem uma importância histórica pois, pela primeira vez, uma mulher está conduzindo os trabalhos.

Em 15 de dezembro último, a baiana Ana Elisa Almeida tomou posse como presidente da atual gestão. Eleita em julho de 2023, a assunção dela ao cargo máximo é um marco numa profissão cada dia mais feminina. Hoje, 57,5% do total de profissionais atuantes no país são mulheres.

Presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida ao lado do presidente do CRMV/BA, Altair Santana de Oliveira

Em sua fala na abertura, a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, ressaltou que é muito bom estar no seu estado natal, realizando esta primeira CNP de 2024. “Estou muito alegre em estar aqui na Bahia com todos vocês. Foi aqui neste estado que eu me formei, atuei minha vida toda e ajudei muitos profissionais a se formar. Aqui é terra da alegria, com certeza teremos uma excelente Câmara”, disse.

Durante a Câmara Nacional de Presidentes, o Plenário do CFMV se reúne com os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) para discutir, entre outros temas, Registro e Responsabilidade Técnica em Farmácias de Manipulação, Banco de Sangue na Medicina Veterinária e Código de Processo Ético-Profissional. O objetivo do encontro é aproximar o Conselho Federal dos Conselhos Regionais e fortalecer o Sistema CFMV/CRMVs.

“A Câmara Nacional de Presidentes é muito importante porque aqui a gente discute o disciplinamento das atividades dos médicos-veterinários e zootecnistas e nos honra muito receber os representantes de todos os estados e a toda diretoria do Conselho Federal,”destacou o presidente do CRMV/BA, Altair Santana de Oliveira, anfitrião do evento.

Maculelê e capoeira fizeram parte da abertura da CNP

Sobre a CNP – A CNP é realizada trimestralmente com o objetivo de unificar e fortalecer o posicionamento do Sistema CFMV/CRMVs perante médicos-veterinários e zootecnistas, instituições públicas, poderes da República e sociedade brasileira.