Médicos-veterinários do estado se reuniram para fundar a Associação de Buiatria da Bahia (Abba), continuidade da Associação Baiana de Buiatria (ABB), criada pelo Professor Doutor Luciano Figueiredo, que veio a ser encerrada.

Entidade sem fins lucrativos, a Abba tem por objetivo reunir acadêmicos e médicos-veterinários ligados à área e especialidades de ruminantes. Com 16 diretores, cinco deles mulheres, a entidade tem representantes das mais variadas instituições do estado, como o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A Medicina Veterinária baiana comemora a chegada da mais nova entidade “ficamos felizes com a proatividade dos profissionais fundadores da Abba. Sabemos que a sanidade dos bovinos é extremamente importante para a balança comercial brasileira e claro, para o aporte de proteína da população. Garantir isso é motivo de alegria e orgulho para todos os profissionais”, celebra Altair Santana de Oliveira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia.

Segundo o presidente da associação, o estado está maduro para a ABBA: “herdamos o histórico da antiga associação, que conseguiu promover dois grandes eventos em Salvador: o primeiro foi em 1990, o Congresso Latino-americano de Buiatria e o XVI Congresso Mundial de Buiatria, e o segundo em 2002, o I Encontro Nacional de Dirigentes das Associações Estaduais de Buiatria, no qual ocorreu a modificação do estatuto, incluindo bubalinos, caprinos e ovinos na área e criando a personalidade jurídica de entidade nacional”, conta o médico-veterinário Vítor Carvalho.

Por aclamação, a entidade elegeu  três  conselheiros: Prof. Dr. Luciano José Costa Figueiredo, buiatra renomado, fundador do Centro de Desenvolvimento da Pecuária CDP-UFBA,  Prof. Dr. Joselito Nunes Costa e Profa. Dra. Maria Consuêlo Caribé Ayres. Os nomes foram  em razão do  histórico no ensino, extensão e pesquisa na área de buiatria, pessoas que ocuparam ou ocupam cargos relevantes em diversas instituições e pelo trabalho na direção da antiga associação.

Com o propósito de estimular a atualização contínua dos profissionais, a entidade quer promover eventos e trocar experiências com a Academia.

Atuante, a Abba está sempre anunciando eventos como este nos dias 26 e 27 de maio de 2023:

Para participar da Abba, explica Vítor Carvalho, o/a interessado/a seja graduando/a ou profissional, pode  inscrever-se usando o link de filiação que está no perfil do Instagram @buiatriaba.

Dados da Abba:

Associação de Buiatria da Bahia

Fundação:  28 de julho de 2022

Presidente: Méd. Vet. Vitor Santiago de Carvalho

Estrutura organizacional: Presidência, Secretaria geral, 5 diretorias e 3 conselheiros

Membros fundadores:

Méd.- Vet. Vitor Santiago de Carvalho – CDP/Ufba;

Méd.- Vet. Carmo Emanuel Almeida Biscarde – IFBA / Conselheiro do CRMV/BA;  Méd.- Vet. Prof. Moisés Dias Freitas – Ufba;

Méd.- Vet. Danielle Nobre Santos Pinheiro- UFRB;

Méd.- Vet. Darlan Rodrigues Macedo – Autônomo;

Méd.- Vet. Prof. Tiago da Cunha Peixoto – Ufba;

Méd.- Vet. Thiago Sampaio de Souza- UFRB,

Méd.- Vet. Profª. Anna Fernanda M. S. da Cruz Ferreira- CDP/Ufba / FAT;

Méd.- Vet. Ana Paula Gonçalves Ferreira Miranda- UFBA;

Méd.- Vet. Prof. Fernando Alzamora Filho – UESC;

Méd.- Vet. Prof. Dr. Rodrigo Freitas Bittencourt UFBA / Conselheiro do CRMV/BA; Méd.- Vet. Profª. Carla Maria Vela Ulian – Ufob;

Méd.- Vet. Prof. Endrigo Adonis Braga de Araújo-  Senar/ Faculdade Rebouças;

Méd.- Vet. Prof. Dr. Luciano José Costa Figueiredo Fundador do CDP-Ufba;

Méd.- Vet. Prof. Joselito Nunes Costa UFRB; e

Méd.- Vet. Profª. Maria Consuelo Caribé Ayres/Ufba.

Sobre o presidente:

Vitor Santiago de Carvalho foi eleito para o biênio 2022-2024. Cursou graduação, mestrado e doutorado na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (Emevz) da Universidade Federal da Bahia (Ufba).  Também  foi professor da instituição, médico-veterinário do Hospital Veterinário Hospmev-Ufba em Salvador  e Coordenador do Hospital de Ruminantes e Equídeos/CDP-Ufba em Santo Amaro. Atualmente ocupa o cargo de médico-veterinário do setor de Ruminantes do CDP-Ufba.