Centro de Desenvolvimento da Pecuária (CDP) da Ufba completa 40 anos atendendo animais de grande porte e gerando impacto na saúde pública e na sociedade
18 de agosto de 2025

Com vasta programação, entre os dias 18 e 22 de agosto, estão sendo comemorados os 40 anos do Centro de Desenvolvimento da Pecuária (CDP), da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (Emevz) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), fundado em 20 de agosto de 1985.

“Dentre os hospitais federais -são 42 integrantes do fórum de dirigentes de hospitais universitários federais- nós somos o segundo no país com maior casuística de grandes animais. Esse é um ponto muito importante. O segundo ponto, é que em nossa observação, estimamos que cerca de 70 a 80% dos nossos atendimentos são de pequenos produtores, criadores que às vezes têm um animal no fundo de casa, pessoas de baixa renda”, pontua o médico-veterinário Endrigo Adonis, vice-coordenador do CDP.
Ele explica que o CDP também presta serviços aos grandes proprietários que procuram o hospital, atendendo ruminantes como bois, cabras e ovelhas, além dos equídeos na Fazenda Experimental de Oliveira dos Campinhos, no município de Santo Amaro/BA, a 90 km de Salvador, em uma área de 31 hectares.
Saúde Pública
Na visão do coordenador, ao fornecer serviços aos produtores, além de prestar um atividade social de extensão -que fortalece a formação dos médicos veterinários que estudam na Ufba que entram em contato com o atendimento clínico, cirúrgico e exames complementares no tratamento de ruminantes e equídeos- o CDP também tem peso na saúde pública.
“É uma importância grande pensando em doenças infectocontagiosas, zoonoses. Por exemplo: raiva, tuberculose, brucelose, são zoonoses e nós temos uma porcentagem de atendimentos que chegam para nós. isso é proteção da saúde da família do produtor, proteção da sociedade no quesito de saúde única, saúde pública”, declara Endrigo. Zoonoses são doenças causadas por bactérias, vírus, parasitas ou outros agentes patogênicos que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos.
Completar quatro décadas de funcionamento contínuo é um feito para um hospital público veterinário. A Bahia ainda carece da oferta nesta área de serviços. Hoje, além da Ufba, a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) possuem serviços semelhantes. No ramo particular, sabe-se de 02 hospitais veterinários para equinos no estado.
Tendo foco na formação dos alunos da Ufba que optam por trabalhar com grandes animais, o CDP foi concretizado por um dos professores mais importantes da história da Emevz, Luciano Figueredo. Hoje aposentado, ele também foi Idealizador da primeira Associação de Buiatria da Bahia.
No dia 18 de agosto, uma solenidade no auditório da Emevz marcou a abertura do Evento Técnico-Científico em comemoração aos 40 anos da entidade. Na mesa de abertura estiveram o vice-reitor da UFBA, Prof. Penildon Silva Filho; o diretor da Emevz, Prof. Rodrigo Freitas Bittencourt; o presidente da SMVBA, Prof. Ricardo Diniz Guerra e Silva; o presidente do CRMV/BA, Dr. Lúcio Leopoldo Aragão da Silva; o presidente da ABAMEV, Dr. Paulo Emílio Landulfo Medrado de Vinhaes Torres; e o coordenador do CDP, Prof. Moisés Dias Freitas.
Após a cerimônia, começou o ciclo de palestras sobre o histórico do CD e sobre enfermidades na pecuária, reforçando a importância do centro como referência de ensino. pesquisa e extensão.