14 de junho de 2018

Com objetivo de contribuir para a melhoria contínua da Educação Médico Veterinária no Brasil, estimular a cultura de auto-avaliação institucional e orientar a sociedade quanto à qualidade dos cursos, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) desenvolveu o projeto de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária.

A proposta é um sistema de avaliação e certificação da qualidade dos cursos de graduação pelo país. Com isso, a instituição de ensino (IE) poderá obter um reconhecimento formal sobre a competência de seu programa de ensino em Medicina Veterinária. Para ter o certificado, a IE deve comprovar o desenvolvimento as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos.

O projeto do CFMV entrará, agora, em uma segunda fase. O lançamento do edital do segundo ciclo de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária acontecerá em 31 de julho, durante Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária.

O evento ocorrerá na sede do CFMV, em Brasília (DF), e contará com a presença de representantes das Comissões Regionais de Educação em Medicina Veterinária dos 27 estados. E para que ele obtenha o sucesso esperado, é necessário o envolvimento e participação efetiva de todos os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs).

“As instituições de ensino interessadas no projeto de Acreditação já podem se preparar. O instrumento de avaliação está disponível no portal”, avisa o presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV, Rafael Mondadori.

“Durante o fórum, vamos discutir vários assuntos referentes ao ensino da Medicina Veterinária. Esperamos que cada Comissão Regional de Educação apresente as ações e sugira assuntos de interesse, principalmente para montarmos a programação do Seminário Nacional de Educação em Medicina Veterinária, previsto para 2019”, diz Mondadori.

Os critérios empregados pelo CFMV no projeto de acreditação são específicos para a avaliação de cursos de Medicina Veterinária e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norte-americanos e europeus.

Conheça a Acreditação do CFMV, clique aqui

Serviço:

Evento:  Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação do Sistema CFMV/CRMVs.

Data: 30 e 31 de julho

Local: CFMV, Brasília – DF

Participantes: Membros das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária

Assessoria de Comunicação do CFMV