CNP Rio de Janeiro: Sistema CFMV/CRMVs abre a 3ª CNP com integração e alinhamento estratégico
24 de setembro de 2025
Texto: Decom CFMV
A 3ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) do Sistema CFMV/CRMVs de 22025 começou nesta terça-feira (23), no Rio de Janeiro, com uma agenda intensa de debates estratégicos para o futuro da Medicina Veterinária e da Zootecnia no Brasil. Realizado no Américas Barra Hotel e Eventos, o encontro contou com a participação de dirigentes de todos os Conselhos Regionais, além da Diretoria Executiva do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A programação se estende até esta quarta-feira (24).
A cerimônia de abertura foi conduzida pela presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, ao lado do vice-presidente, Romulo Spinelli, do secretário-geral, José Maria dos Santos Filho, e do tesoureiro, Marcos Neves. O anfitrião, presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, também integrou a mesa de abertura.
“Cada edição da CNP fortalece a integração e a representatividade do nosso Sistema. O Rio de Janeiro nos recebe de braços abertos para um encontro que reafirma nosso compromisso de avançar em pautas que valorizam médicos-veterinários e zootecnistas em todo o país”, destacou Ana Elisa Almeida, presidente do CFMV.
Para o vice-presidente do Conselho Federal, Romulo Spinelli, a CNP consolida-se como espaço de construção coletiva. “Aqui, conseguimos alinhar estratégias, compartilhar experiências e estabelecer prioridades para fortalecer o Sistema como um todo”.
O secretário-geral, José Maria dos Santos Filho, ressaltou a importância do ambiente de troca e cooperação: “A cada reunião, reforçamos que a atuação integrada entre federal e regionais é o que garante credibilidade e resultados para a sociedade”.
Já o tesoureiro, Marcos Neves, chamou atenção para os impactos práticos das discussões: “São decisões que impactam diretamente a gestão dos Conselhos, permitindo maior eficiência, transparência e equilíbrio financeiro”.
O presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, anfitrião do evento, celebrou a escolha do estado para sediar a edição: “É uma honra receber esta Câmara Nacional de Presidentes no Rio de Janeiro. Este encontro reforça a importância da união e do diálogo para o fortalecimento da nossa profissão”.
Durante todo o dia, foram debatidos temas centrais para a atuação do Sistema CFMV/CRMVs, entre eles responsabilidade técnica, fiscalização, comunicação e processos éticos-profissionais. As atividades serão retomadas nesta quarta-feira (24), quando será realizado o encerramento da 3ª CNP.