Realizado nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2023, o  1º Simpósio de Medicina Veterinária da Bahia reuniu alguns dos mais relevantes nomes da Medicina Veterinária Legal (MVL) brasileira. Com programação rica, ampla e diversificada, os participantes puderam ter acesso às informações atualizadas sobre diversos assuntos.

Na grade, palestrantes com experiência prática e/ou vivência acadêmica, que atuam em estados como Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso, Rondônia e  Ceará.  Além de médicos-veterinários, participaram como palestrantes uma advogada, uma promotora pública do estado do Pará e uma policial militar com formação em psicologia, conhecida internacionalmente pela criação da Ronda Maria da Penha na Bahia.

A participação do médico-veterinário nas demandas jurídicas da família multiespécie. Palestrante: Adv. Alexandrina Taylor – OAB/BA N.º 71905

Sra. Maria José Cunha, Promotora MP do Pará e méd.vet. Raimundo Alberto Tostes

Ten. Cel. Denice Santiago/ SSP-BA, durante a mesa redonda com o tema ‘Teoria do Elo: Animais vítimas de maus-tratos como sentinelas em casos de violência doméstica’

Em três dias, profissionais e estudantes tiveram oportunidade de reciclar ou aprender novos conhecimentos, intensificar sua rede de contatos, além de participar de sorteios diversos de livros e brindes.

Promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), o Simpósio foi gestado pela Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal (CEMVL). A presidente da CEMVL, médica-veterinária Livia Peralva destacou os esforços do presidente da Autarquia, Altair Santana de Oliveira em apoiar o evento. Ela ainda pontuou que “por ser uma primeira experiência, tivemos pontos a serem requalificados, porém, os comentários e reações dos participantes nos fazem acreditar que foi um acerto insistir na realização deste Simpósio”.

Palestrantes, diretores do CRMV/BA, participantes e parte da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal do CRMV/BA. Em destaque, méd.-vet. Altair Santana, presidente do CRMV/BA (terceiro da esquerda para direita), méd.-vet. Maria Tereza Mascarenhas (sétima pessoa da esq. para direita), sec-geral do CRMV/BA e méd.-vet. Lívia Peralva (oitava pessoa da esq. para direita), presidente da CEMVL-CRMV/BA

“Nossa gestão se propôs a oferecer a melhor experiência cientifica. Tivemos o objetivo de mostrar a importância do trabalho do médico-veterinário em diversas vertentes como no Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Federal, Forças Armadas e na Justiça em geral”, resume Altair Santana.

Méd.-vet. Altair Santana, presidente do CRMV/BA abrindo oficialmente o evento no dia 26 de abril de 2023

Nas redes sociais, as postagens relativas ao evento foram recebidas com comentários ressaltando o bom nível alcançado.

Uma das participantes a estudante Laila Carvalho fez uma declaração enfática sobre a importância do Simpósio para ela: “um evento que ficará marcado em mim e em muitas pessoas para sempre. Ressaltar também que, além de estar prestigiando o evento como aluna, também fiz minha primeira monitoria. Dentro do meu primeiro trimestre em Medicina Veterinária, esse evento foi um dos momentos mais especiais para mim”, contou a estudante.

“Próximo ano, mais experientes, teremos a segunda edição ainda mais planejada e esperamos que as pessoas participem do envio  de artigo de revisão ( revisão ou relato de experiência) ou artigo técnico para os Anais do CRMV/BA deste ano ”,  finaliza Lívia Peralva.

Méd.-vet. Willadesmon Silva, Méd.-vet. Lívia Peralva e Méd.-vet. Lúcio Leopoldo Aragão da Silva. da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal do CRMV/BA, organizadores do 1º Simpósio de MVL da Bahia

Veja aqui todas as fotos do evento.