06 de dezembro de 2018

O II Encontro de Assessores de Comunicação do Sistema CFMV/CRMVs reuniu 26 integrantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) e a equipe do Departamento de Comunicação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), nos dias 4 e 5 de dezembro, na sede do CFMV, em Brasília (DF).Os participantes compartilharam informações sobre a realidade em seus estados e planejamento para os próximo ano. O objetivo do evento foi promover diálogo entre os comunicadores que atuam no sistema, por meio de troca de experiências e conhecimentos.

O encontro foi aberto pelo presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, e pela assessora técnica da presidência do CFMV, Erivânia Camelo de Almeida.  Segundo o presidente do CFMV, “o compromisso maior é como o profissional e a sociedade”.

Durante o evento, os assessores de comunicação dos Regionais e do Conselho Federal abordaram algumas iniciativas, como plano de comunicação, cartilhas educativas, campanhas publicitárias em rádio e TV, além de parcerias para divulgarem a atuação dos médicos veterinários e zootecnistas em prol da sociedade brasileira e como proteger os direitos dos animais e priorizar a segurança alimentar dos seres humanos.

O primeiro dia de encontro terminou com uma palestra do professor da PUC-SP e profissional de marketing digital Ricardo Maruo sobre o tema Comportamentos Sociais e os Ambientes Digitais. “A área de comunicação é a primeira a ter que dar retorno às empresas. Os assessores precisam aprender a argumentar sobre os melhores caminhos a serem seguidos por meio de uma comunicação estratégica”, afirmou Maruo.

Para Susie Feitosa, assessora de comunicação do CRMV-BA, o encontro significou “uma reciclagem de conhecimentos sobre a comunicação pública e um momento para alinhar as estratégias dos discursos entre o CFMV/CRMVs”. Já Laís Domingues do CRMV-SP, disse que “o encontro foi uma possibilidade de conhecer o que todos estão programando para uma construção coletiva entre o CFMV e os CRMVs”.

A diretora de Comunicação do CFMV, Flávia Lobo, destacou que “os assessores precisam trabalhar em prol de uma comunicação na qual todos se tornem uma ‘só voz’ e possam atuar em parceria, fortalecidos e engajados”. Para ela, o caminho é transparência e posicionamentos claros frente a temas polêmicos, como vaquejada e castração de animais, por exemplo.

Assessoria de Comunicação do CFMV