22 de maio de 2018

Nesta sexta-feira (18/05), o jornal Folha de S. Paulo (impresso e online) divulgou um comunicado feito pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) à sociedade e às secretarias de saúde municipais.  A publicação esclarece que o médico veterinário é considerado profissão da área de saúde.

Os CFMV/CRMVs recomendam aos postos de saúde brasileiros que vacinem todos os médicos veterinários que busquem a imunização.

Vacinação contra a Gripe: Médicos Veterinários fazem parte do grupo prioritário para imunização

Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV) alertam as secretarias de saúde municipais que o Médico Veterinário é considerado, pelo Ministério da Saúde (MS), profissional da Área de Saúde.

A resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) nº 287, de 08 de outubro de 1998, detalha quais são os profissionais da Área, e ali estão incluídos os Médicos Veterinários.

O profissional insere-se em diferentes atividades, desde a gestão até a vigilância epidemiológica e sanitária. Desta forma, ele faz parte do grupo prioritário para ser vacinado nos postos de saúde espalhados pelo país.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do MS, reafirma a importância e a necessidade da vacinação do Médico Veterinário, principalmente em razão da origem das gripes suínas e aviárias, que podem colocar em risco a saúde desses profissionais.

Os CFMV/CRMVs CFMV recomenda aos postos de saúde brasileiros que vacinem todos Médicos Veterinários que busquem a imunização.

A escolha dos grupos prioritários, que recebem a vacina gratuitamente, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs)

Confira o comunicado no jornal, clique aqui.

Assessoria de Comunicação do CFMV