30 de junho de 2017
Por Carolina Menkes e Lisiane Cardoso, com alterações da ASCOM CRMV/BA
MV Ana Elisa, presidente do CRMV/BA é a terceira sentada da direita para esquerda <-

A Câmara Nacional de Presidentes reuniu, nos dias 29 e 30 de junho, em Brasília (DF), o Plenário do Conselho Federal de Medicina Veterinária e os presidentes dos CRMVs. A modernização da gestão e a implantação de um novo sistema de cadastro dos profissionais e empresas no Sistema CFMV/CRMVs foram alguns dos assuntos debatidos.

“Dentro de nosso planejamento estratégico, a colaboração e participação de vocês é fundamental para que o processo seja harmônico”, afirmou o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, durante abertura do evento.

Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. Foto: Ascom/CFMV

Orientações sobre a modernização da gestão nos conselhos regionais foram repassadas por Isabela Llurda, da Assessoria de Gestão Estratégica do CFMV. A definição de modelos de gestão e resultados, processos de trabalho, estrutura organizacional, cargos e competências são alguns dos passos para a modernização.  Até o momento, doze CRMVs já elaboraram o planejamento estratégico com o auxílio do CFMV e dois já estão programados para este ano. O Regional BAHIA já preparou o P.E. do corrente ano.
Sistema de Cadastro

O CFMV também apresentou aos participantes da CNP o andamento do projeto do novo sistema de cadastro dos profissionais e empresas no Sistema CFMV/CRMVs.

A iniciativa do CFMV, que será executada em parceria com os Conselhos Regionais pretende aumentar a confiabilidade e segurança de dados, além de transparência das informações. A ideia é que a nova ferramenta também possibilite aos gestores relatórios mais elaborados, padronização de rotinas e gestão por processos, acesso ao serviço online pelos usuários e maior integração e rastreabilidade de ações e documentos.

Única voz

A atuação conjunta entre o Sistema CFMV/CRMVs vem sendo fortalecida nos últimos anos. Os participantes da Câmara Nacional de Presidentes reafirmaram a importância  da presença do responsável técnico e do registro dos estabelecimentos que comercializam animais e produtos de uso veterinário junto aos CRMVs.

A presença de um médico veterinário como RT nesses estabelecimentos continua sendo obrigatória, além de representar uma medida de grande importância para a saúde e o bem-estar animal e da sociedade.

Os integrantes das comissões assessoras do CFMV também compartilharam ações conjuntas construídas com as comissões regionais. O presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNMEV) do CFMV, Felipe Wouk, falou sobre o trabalho em prol da qualidade do ensino da Medicina Veterinária, entre eles, a Acreditação dos Cursos e a proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais que, entre outros pontos importantes, exclui a possibilidade de oferta de cursos noturnos na Medicina Veterinária. Na avaliação do CFMV, os cursos noturnos não conseguem oferecer o mesmo nível de qualidade dos cursos diurnos.
As comissões Nacional de Saúde Pública Veterinária; de Meio Ambiente; de Animais Selvagens; de Ética, Bioética e Bem-estar Animal e de Fiscalização, também apresentaram aos participantes da CNP o que vem sendo feito pelo Sistema CFMV/CRMVs para fortalecer a atuação dos médicos veterinários na saúde pública, na área ambiental e de animais selvagens, no bem-estar animal e na fiscalização, respectivamente.

Os presidentes dos Conselhos Regionais também conheceram mais sobre o Seres – Banco de Conhecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia e sobre o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem, iniciativas do CFMV para colaborar com a formação e atualização dos profissionais.

A presidente do CRMV/BA, MV Ana Elisa Almeida, analisou as discussões e informações obtidas durante os dois dias como relevantes para continuar trabalhando em prol da Medicina Veterinária na Bahia. Ela foi assessorada pelo  advogado Thiago Mattos da Silva do jurídico do  CRMV/BA.

Thiago Mattos é o primeiro à esquerda de pé ( fileira do meio, usa barba)

Thiago Mattos é o primeiro à esquerda de pé (fileira do meio, usa barba)

Assessoria de Comunicação do CFMV