Com uma palestra da  presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), médica veterinária Ana Elisa Almeida, foi aberto o terceiro dia do  Simpósio de Medicina Veterinária (SIMVET) da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em Feira de Santana.

Realizado entre os dias 17 a 22 de setembro, o SIMVET escolheu uma programação afinada com as demandas da Medicina Veterinária nos dias atuais. Entre palestras e minicursos, os participantes puderam se informar mais sobre Saúde Única, Leishmaniose visceral, Coletas e envio de amostras dermatológicas e assuntos específicos de clínica e de cirurgia de grandes e também de pequenos animais.

Os estudantes lotaram o auditório da faculdade. Este interesse, para Almeida “foi muito positivo, pois, mostrou que os acadêmicos de Medicina Veterinária da FTC  estão motivados para entender a legislação e para compreender o papel fiscalizador do Conselho”.

Mutirões de Castração

Ao falar sobre as campanhas de esterilização de pequenos animais, a presidente do CRMV/BA explicou que existe normatização específica sobre o assunto, como a Resolução CFMV 962/ 2010. Almeida detalhou que o documento legal explica com pormenores como deve o Projeto do evento, prazo de entrega do projeto ao CRMV da jurisdição (60 dias)  e detalhamentos sobre o pré, trans e pós-operatórios dos pacientes.

No site do CRMV/BA tem orientações sobre o tema.

Também convidado como palestrante, o Ten Cel José Roberto, instrutor da  Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), médico veterinário do Exército Brasileiro e doutor em Saúde Pública.  Ele falou sobre Saúde Única no contexto da instituição militar. O oficial baiano foi o primeiro veterinário a participar da missão de paz da ONU no Haiti, implantando no país caribenho  projetos que foram premiados por sua importância social e sanitária.

ASCOM CRMV/BA, 19 de setembro de 2018

(Fotos cedidas ao CRMV/BA)