A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, CRMV/BA, MV Ana Elisa Almeida, esteve nos dias 22 e 23 de maio de 2017 na cidade de Jequié, sudoeste baiano.

Na segunda-feira, 22 de maio de 2017, se reuniu com a Associação de Médicos Veterinários de Jequié, AMVEJ. Antes da reunião, a presidente recebeu a imprensa local.

MV Ana Cláudia, vice-presidente da AMVEJ, lendo a “Oração do médico veterinário”

A reunião, que se estendeu até às 22h15,  foi realizada no sindicato rural de Jequié e contou com  25 profissionais, alguns deles vindos de cidades vizinhas como Ipiaú (distante 55 km)  e Maracás (distante 90 km). Isto foi festejado pelo presidente da AMVEJ, MV Oscar Vitorino como sinal de coesão regional em torno da profissão.

Os médicos veterinários e a presidente Ana Elisa Almeida discutiram diversos assuntos que trazem preocupação ao bom desempenho da Medicina Veterinária, como educação a distância,  atuação de charlatães, e a decisão do Superior Tribunal de Justiça, STJ,  sobre a Responsabilidade Técnica.  Outros  tópicos, como a interdição do único frigorífico de Jequié, também fizeram parte da pauta.

O presidente da AMVEJ, MV Oscar Vitorino, classificou o resultado da reunião como “excelente”. Ele afirmou que diversas dúvidas foram esclarecidas junto ao Conselho e que “os colegas ficaram bastante satisfeitos”.

Na manhã desta terça –feira, 23 de maio de 2017, a agenda da presidente foi formada por visitas a clínicas e a profissionais e uma reunião com o secretário de saúde de Jequié, o vice-prefeito Hassan Andrade Iossef.

Hassan Andrade Iossef, secretário de saúde de Jequié e a presidente do CRMV/BA, MV Ana Elisa Almeida durante a reunião

A presidente Ana Elisa levou para a administração pública de Jequié sua preocupação com a  importância do médico veterinário no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e foi informada que em breve um concurso público, ainda que seja REDA, vai contemplar esta lacuna. A cidade ainda está estruturando o  NASF e o CRMV/BA acredita que o serviço sendo multidisciplinar, com a presença de médicos veterinários, vai trazer um ganho na qualidade no atendimento prestado à população.

Também participaram da reunião o presidente da AMVEJ, MV Oscar Vitorino Mendes  e a vice-presidente MV Ana Cláudia Nery Pereira e a ativista MV Camila Calheira.

A presidente do CRMV-BA e o O presidente da AMVEJ fizeram uma exposição de motivos, visando a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, em Jequié, cidade de aproximadamente de 180 mil habitantes. O MV Oscar Vitorino defende ainda a imediata recuperação do Canil municipal que segundo relata, funciona de modo inadequado, e também defende uma Lei municipal de Proteção aos animais.

A presidente Ana Elisa Almeida, avaliou esta visita como “uma demanda importante dos colegas da microrregião de Jequié e que ouvi-los de perto é gratificante”. Ela só “lamenta a impossibilidade de fazer isto em todos os municípios do estado”.

À noite, a presidente do CRMV-BA participou da abertura da 38ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié, e  15ª Exposição Nacional. A organização do  evento, assinala doutora Ana Elisa, manifestou preocupação com o bem estar animal e tem RT homologada.

Médicos veterinários, zootecnistas e empresários do setor podem entrar em contato com a equipe do CRMV/BA pelo (71) 9 8159-1019.

Sobre a Exposição de Jequié:

A  38ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié e 15ª Exposição Nacional é uma iniciativa do Sindicato Rural de Jequié-SRJ, sistema SENAR/FAEB, em parceria com a Prefeitura Municipal, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da SEAGRI – Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, no Parque de Exposições Luiz Braga.

*As fotos que ilustram a matéria foram gentilmente cedidas pelos participantes dos eventos