10 de agosto de 2020

Está no ar a Revista CFMV 84, que traz como destaque as mudanças impostas aos médicos-veterinários e zootecnistas pela pandemia da covid-19, causada pelo SARS-CoV-2. Regras de biosseguridade e biossegurança se tornaram mais rígidas, protocolos se adequaram e muitos desafios ainda estão por vir, de acordo com entrevistas, artigos e reportagem publicada num grande especial dedicado ao tema.

A entrevista principal é com o médico-veterinário Helio Autran, professor da Oregon State University, instituição na qual também ocupa o cargo de diretor do hospital veterinário. Ele conta como vem produzindo, à medida que surgem novidades, o artigo Covid-19 e os Animais de Companhia, e aborda o que a ciência já sabe até agora sobre a relação entre os pets e a doença. Também relata como o hospital, onde também atua como clínico, adaptou seu atendimento às novas exigências higiênico-sanitárias.

Já o professor Ricardo Dias, da Universidade de São Paulo (USP), assina um artigo exclusivo para a revista do conselho. O texto aborda os vírus RNA, remonta às possíveis origens do novo coronavírus, destaca a longa coevolução de morcegos e esses agentes patógenos, além de apontar que a atual pandemia reforça a necessidade de medidas mitigatórias de novas ocorrências semelhantes.

Para sair um pouco do tema do momento, a Revista CFMV 84 traz as novidades dos conselhos regionais, a jornada do Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) para obter um método se seguro de realizar o diagnóstico da raiva sem experimentação animal, além dos artigos do Suplemento Científico. Confira aqui, em formato PDF, para ler no seu computador ou dispositivo móvel, na hora que quiser.

Assessoria de Comunicação do CFMV