Três diretores e oito conselheiros, dois deles de modo virtual,  participaram da primeira Reunião Plenária Ordinária (R.P.O.) da gestão 2022-2025, realizada em  23 de fevereiro de 2022

Com o pleno renovado após a eleição do dia 08 de novembro de 2021, o presidente abriu os trabalhos dando boas-vindas aos novos diretores e conselheiros

No expediente da diretoria, o presidente Altair Santana de Oliveira falou de suas atividades representando o Conselho. Foram reuniões com diversos órgãos e participação virtual na sessão da Academia de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro que deu título de membro honorário ao presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti.

A secretária-geral Maria Tereza Mascarenhas falou sobre o Planejamento Estratégico da Autarquia, explicando que a Comissão é heterogênea, trazendo diversidade de contribuições sob a orientação de Laura Snitovsky, diretora de Comunicação, Marketing e Planejamento do CFMV. A previsão é que a parte tática do plano seja apresentada na próxima plenária.

Em sua primeira reunião plenária como tesoureiro da gestão 2022-2025, Rui Leal iniciou seu expediente parabenizando o tesoureiro anterior, Rodrigo Bittencourt. Apresentando números e dados, foi exposta a organização financeira do Regional, que sempre tem prezado pelo uso correto dos recursos em prol das classes médico-veterinária e zootécnica.

Foram relatados pela secretária-geral 104 processos de inscrição de pessoa física,  98 médicos-veterinários e 06 zootecnistas,  aprovados por unanimidade.

Também foram aprovados 12 pedidos de cancelamento de inscrição, 04 cancelamentos de Pessoa Jurídica, 04 pedidos de exclusão de débitos de PF e PJ, 02 pedidos de ressarcimento e 05 de isenção de anuidade conforme a Resolução CFMV 1022, de 27 de Fevereiro de 2013.

Legislação, Calendário e Moção de Pesar

Estudioso da legislação, o conselheiro Laudélio Fonseca se ofereceu para revisar o Manual Básico de Legislação que é encaminhado aos novos profissionais após as solenidades virtuais de entrega de carteira.

O pleno aprovou ainda o calendário de Reuniões Plenárias para 2022 e uma Moção de Pesar pelo falecimento do Dr. Heitor Póvoas.

Também foi discutida a Lei 14. 228 de 20 de outubro de 2021, que regulamenta a eutanásia de cães e gatos em estabelecimentos oficiais de saúde.

Encerrada a primeira Reunião Plenária Ordinária da gestão, foi realizada na sequência a Reunião Plenária Extraordinária, para, segundo a legislação, eleger a Comissão de Tomada de Contas (CTC). Composta por cinco membros, a CTC fica sob a presidência do conselheiro Willadesmon Silva.

“Foi com muita alegria e forte sentimento positivo que iniciamos as primeiras Reuniões Plenárias Ordinária e Extraordinária da nova gestão do CRMV-BA, com efetiva participação dos novos Conselheiros e Diretores no relato de processos. Destaco a eleição dos membros da Comissão de Tomada de Contas e a atualização de diversas Portarias de Nomeação para os cargos de chefia do Conselho e a discussão sobre a Lei 14. 228 de 20 de outubro de 2021, que dispõe sobre eutanásia executada por médicos veterinários dos CCZ. A esperança é que consigamos realizar uma gestão que continue nos aproximando dos profissionais, das empresas e da sociedade e unindo as nossas profissões, e realizando nosso mister de fiscalizar a atuação dos nossos profissionais, para prestarem serviços relevantes à sociedade”,  destacou o presidente Altair Santana de Oliveira.

Nominata

Altair Santana de Oliveira –   Presidente   – CRMV/BA 1232