No primeiro dia do XXIV Seminário de Educação da Medicina Veterinária (Senemev), os 117 participantes acompanharam, de olhos vidrados, as palestras e debates sobre saúde mental e o trabalho do médico-veterinário. No final da manhã, puderam participar do debate enviando perguntas e, na parte da tarde, interagiram sobre o conhecimento adquirido e suas impressões em oficinas. O encontro está sendo realizado no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), na capital federal, nos dias 06 e 07 de maio.

Na abertura, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, e o presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), lançaram o edital do III Ciclo de Acreditação da Medicina Veterinária. As inscrições vão até o dia 4 de julho. “Temos que fazer uma política de melhoria do ensino, ao lado das faculdades, do MEC. O edital de acreditação é parte disso. Nossa bandeira é a melhoria do ensino da Medicina Veterinária”, afirmou Cavalcanti.

“Saúde mental e trabalho” e “Síndrome de burnout” foram os temas das palestras do psicólogo Cloves Amorim. Ele abordou fatores de risco para o desenvolvimento da psicopatologia do trabalho, isto é, do sofrimento psíquico causado pela atividade laboral. Sobre burnout, remontou ao histórico da doença, um processo crônico de estresse composto por exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal. Também listou sintomas, dentre os quais fadiga, distúrbios do sono e dores diversas.

“Nos anos 1960, circulava uma frase no Brasil que dizia: ‘o professor no Brasil é como vela, enquanto ilumina se consome’. Olha só que desgraça!”, contou, num dos vários momentos em que arrancou risadas da plateia, como contraponto à dureza dos temas abordados.

A psicóloga Cláudia Menagatti, por sua vez, apresentou as palestras “Estresse laboral” e “Suicídio”. Ela explanou como cada pessoa lida com situações “estressoras” e de que forma a doença se constrói no organismo. “Não ter tempo para se cuidar, almoçar e dormir cai bem socialmente. E isso propaga a ideia de que quanto mais estresse, melhor”, pontuou.

Em relação ao suicídio, ela enfatizou a importância da escuta, de acolher e orientar quem necessita de ajuda. “Toda a possibilidade de prevenção não pode passar apenas pelos profissionais de saúde. Quanto mais uma sociedade estiver preparada para ouvir, mais teremos condições de prevenção. Quando a pessoa te procura é num momento de profunda angústia, em que consegue romper o silêncio e vê em você alguém de confiança.”

O encontro prossegue na terça-feira, das 9h às 17h, quando o foco das palestras e debates estará em temas como diretrizes curriculares nacionais, perfil do egresso, ensino a distância e métodos alternativos ao uso de animais na Medicina Veterinária. Acompanhe a cobertura do XXIV Senemev em nossas redes sociais.

06 de maio de 2019- Ascom CFMV (com alterações)