Entrega do Prêmio Zootecnista Destaque na Bahia 2025 tem palestra de Celso Carrer
19 de maio de 2025
Na véspera do dia do Zootecnista, pela manhã, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), com a presença da presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida na mesa de abertura realizou a entrega do Prêmio Zootecnista Destaque da Bahia 2025 ao professor Doutor Gleidson Giordano Pinto de Carvalho.
Também na mesa de honra estiveram o presidente do CRMV/BA Lúcio Leopoldo Aragão da Silva e o presidente da Comissão de Ensino da Zootecnia do CRMV/BA, professor Flávio Longui,
Ana Elisa Almeida destacou seu apreço pela Zootecnia e pelos zootecnistas, colocando-se favorável às reivindicações de valorização da categoria. Ela teve apoio nas falas de Longui e de Lúcio Leopoldo.
Abrindo o evento, que foi conduzido pela conselheira zootecnista Maria Vanderly Andréa, o professor doutor Celso Carrer da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos ( FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), fez uma palestra com o título Desafios Contemporâneos para o Agronegócio e a Atuação Profissional
Reunindo a experiência de docente, a vivência no mundo corporativo e a capacidade de fazer-se entender com facilidade, durante quase duas horas Carrer mesclou conhecimentos técnicos, experiência de negócios, visão de mundo e ainda apontou caminhos para a Zootecnia e para os zootecnistas.
Em sua visão, o setor agropecuário brasileiro compete dentro da produtividade, mas os produtores de outros países competem via subsídios à exportação que recebem de seus governos, citado que em cada US$10,00 de impostos arrecadados nos Estados Unidos, seis dólares são usados para financiar o agronegócio.
Fazendo um painel histórico, ele explicou que esse protecionismo vem do pós 1929, ano da ocorrência da quebra da bolsa de Nova Iorque, quando o Estado tomou para si a incumbência de proteger o primeiro elo da cadeia produtiva
Oportunidades
Apontando o crescimento do consumo de proteína animal no mundo, Carrer afirma que há oportunidades de inserção profissional em áreas com potencial ainda pouco exploradas, como a aquicultura.
Outra possibilidade apresenta-se via proteínas não convencionais, como insetos comestíveis, para viabilizar aporte proteico para 1 bilhão de pessoas que vivem em insegurança alimentar no planeta.
Inteligência artificial
Carrer reafirmou a necessidade de qualificação e atenção aos avanços das novas tecnologias, para que o zootecnista as insira em sua rotina. Ele citou a necessidade de aprender a mineração de dados para facilitar, por exemplo, rastreabilidade e monitoramento.
Falou da importância da Revolução digital, da aplicação da inteligência artificial e de como ela como vai impactar o mercado de trabalho do zootecnista. Entre as formas de transformar pressão em oportunidade está a aplicação massiva da Zootecnia de precisão. Além disso, ele lembrou do mercado de orgânicos, da Biotecnologia com cultivares em climas extremos e da Integração da cadeia produtiva para aumentar a eficiência logística, entre outros.
Atento à questões ambientais, explicou não seria necessário mais desmatamento no país, pois cerca de 20% das pastagens estão em estado muito crítico e outros 40% em estado crítico bastando, portanto, investimento na sua recuperação.
Encerrando, o professor falou de sua obra on-line gratuita com o título “A Profissão do Zootecnista”, livro didático, que é uma coletânea de textos com diversos autores, sob a organização de Carrer.
Após a palestra, o presidente do CRMV/BA Lúcio Leopoldo entregou ao professor Gleidson Giordano Pinto de Carvalho o Prêmio Zootecnista Destaque da Bahia 2025. Falando que estava muito emocionado com a honraria, Gleidson contou um pouco de sua trajetória e da importância da educação.
Em 2024, o Prêmio havia sido entregue ao professor doutor Ronaldo Lopes Oliveira.
Zootecnista é fundamental no processo de transformação e tecnificação nas cadeias de produção animal (Celso Carrer)
Ascom CRMV/BA