Farol da Barra fica verde pela Medicina Veterinária
1 de setembro de 2025
Em homenagem ao Dia do Médico-Veterinário, 9 de setembro, o farol da Barra será iluminado de verde, a cor da Medicina Veterinária. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) solicitou à Marinha iluminar o farol da Barra de verde para lembrar aos baianos a importância dos profissionais que cuidam da saúde dos animais, das pessoas e do meio ambiente na Bahia.
Administrado pelo Ministério da Defesa e sob a responsabilidade da Marinha Brasileira, o farol teve sua primeira construção em 1698 para ajudar na navegação segura das águas da Baía de Todos os Santos. Foi o primeiro sistema de sinalização náutica das três Américas. Ele abriga o Museu Náutico da Bahia e é um dos cartões postais de Salvador.
O Dia do Médico-Veterinário é comemorado em 9 de setembro de 1933, data do Decreto nº 23.133, que regulamentou a profissão no país. No Brasil são quase 260 mil profissionais de Medicina Veterinária. Na Bahia são mais de 10 mil médicos-veterinários inscritos, destes, mais de 2.400 estão em atividade na capital.
Já são mais de 30 faculdades de Medicina Veterinária na Bahia. Os profissionais formados podem atuar em áreas variadas, sendo a mais conhecida “médico de pet”. E cuidam da saúde de suínos, ovinos, bovinos, aves, caprinos, animais silvestres como baleias e serpentes. Médicos-veterinários atuam na saúde pública combatendo as zoonoses, têm papel fundamental no controle de crises sanitárias, são necessários em supermercados para zelar pela qualidade dos alimentos de origem animal vendidos aos consumidores, e estão presentes em muitos outros lugares.
Além de iluminar o farol da Barra de verde, o CRMV/BA vai realizar ao longo do mês de setembro outras celebrações da profissão, palestras em faculdades e associações ligadas à Medicina Veterinária, homenagens e eventos como o “Bahia: Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”, uma recente conquista com reconhecimento internacional para o Brasil alcançado com a participação de médicos-veterinários.