Qual é o total de médicos-veterinários atuando no Brasil? Quantos cursos de Zootecnia estavam em funcionamento, em 2005? Quantas vagas são ofertadas no ensino a distância de Medicina Veterinária? Essas e outras questões agora encontram resposta numa única ferramenta. O painel de inteligência de dados criado pelo médico-veterinário Fernando Zacchi visa facilitar o acesso a informações, como número de cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia, profissionais inscritos, total de vagas etc. De livre uso, a ferramenta já está disponível – os links estão no pé desta reportagem.

Zacchi, que é assessor técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC), elaborou o projeto como trabalho de conclusão de seu curso de MBA em Data Science e Analytics, na Escola Superior Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Ele explica que a iniciativa surgiu dos questionamentos que recebe, no regional, sobre o número de cursos de graduação e de profissionais inscritos no Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs).

Embora tais dados sobre cursos de graduação e profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia estejam disponíveis em formato de planilhas, era necessário acessá-los, no mínimo, em dois sites diferentes, fazer alguns filtros e cálculos para obter o resultado.

“O que me motivou foi a vontade de construir um painel bem visual e interativo para que qualquer cidadão pudesse acessar essas informações de maneira fácil, sem precisar se debruçar sobre planilhas para identificar onde estão os cursos e os profissionais distribuídos pelo país”, detalha.

A ferramenta apresenta o número de cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia que já iniciaram suas atividades, distribuídos pelas unidades da Federação, podendo ser filtrados pelo ano de início, pela modalidade de ensino, pela categoria pública ou privada e pela nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, um outro painel, exibido como se fosse uma segunda página, mostra o número de profissionais inscritos nos CRMVs.

“É possível cruzar alguns dados por meio dos filtros. Por exemplo, é possível selecionar um ou mais estados para visualizar o número de cursos e vagas existentes (segurando a tecla Ctrl e clicando na sigla do estado no menu esquerdo). Também é possível selecionar os dados em cada caixa de diálogo e obter, por exemplo, os cursos de instituições públicas com nota máxima no Enade. Tudo isso filtrando por ano ou período de abertura do curso”, cita Zacchi.

Inteligência de dados permitirá propostas

O painel com dados sobre cursos de graduação e profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia criado pelo médico-veterinário poderá ser um auxiliar no diagnóstico e em propostas para a melhoria na formação de futuros profissionais. Ele poderá, por exemplo, ser utilizado pelas comissões de ensino, quando consultadas para efetuarem a análise de aberturas de cursos, sendo um instrumento adicional para demonstrar, entre outros tópicos, o excesso de cursos existentes em uma determinada região geográfica. “É possível, ainda, demostrar de maneira fácil a quantidade de vagas existentes na mesma região e uma linha do tempo da abertura de novos cursos naquela área”, ilustra.

Está disponível no painel, ainda, que apesar de haver 536 cursos de Medicina Veterinária autorizados a funcionar no país, 476 já tiveram seu início efetivo. “Embora haja mais cursos com seu funcionamento autorizado, alguns deles há mais de 10 anos, optei pelo recorte dos já atuantes, o que possibilita estabelecer um filtro por linha do tempo e atualizar os dados na medida em que esses cursos autorizados entrarem em atividade”, explica Zacchi.

Para o assessor técnico do CRMV-SC, o painel atende, no momento, ao seu propósito inicial, podendo os dados serem atualizados periodicamente. Ele não descarta a possibilidade de adicionar novas funcionalidades à ferramenta, quando houver disponibilidade de mais dados que possam integrá-la. Vale reforçar, o acesso e a consulta ao painel sobre cursos de graduação e profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia são livres.

“O intuito é disponibilizar essas informações a todos os regionais que queiram manter essa informação em seus portais de transparência”, conclui Zacchi.

Conheça as ferramentas
Painel sobre cursos e profissionais de Medicina Veterinária
Painel sobre cursos e profissionais de Zootecnia

Assessoria de Comunicação do CFMV