Foi realizada no dia 31 janeiro de 2022, segunda-feira, a 462ª Reunião Plenária Ordinária (R.P.O.), última da gestão 2019-2022.  Em formato hibrido (presencial e remoto) conselheiros e diretores analisaram e votaram diversas questões.

Na abertura, o presidente Altair Santana de Oliveira deu boas-vindas à equipe que irá trabalhar no triênio 2022-2025, que foi convidada a assistir ao encontro,  e agradeceu o trabalho realizado pela equipe da gestão 2019-2022. Na oportunidade ressaltou e lamentou que era a última Plenária com a presença do atual vice-presidente Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, e dos Conselheiros Rafael Teixeira e Carlos Humberto Almeida Ribeiro Filho, entre os demais que não puderam estar presentes para se despedir. Atual diretor financeiro, o médico-veterinário Rodrigo Bittencourt se despediu do cargo na Diretoria Executiva, mas continua na gestão como conselheiro eleito para 2022-2025.

Informando sobre as atividades dos diretores, foi comunicada pela presidência uma reunião com o secretário municipal de saúde, Leo Prates visando discutir sobre a Vacina V10 e uma reunião com Tainara Ferreira, coordenadora da Diretoria Animal de Salvador (Dipa), para falar sobre programas de castração.  O vice-presidente falou de sua atuação na condução do Plano de Cargos e Salários, em conjunto com a secretária-geral, Maria Tereza Mascarenhas. Ela, por sua vez, pontuou que, como presidente da Comissão de Planejamento Estratégico tem realizado reuniões semanais com a ajuda da diretora do Departamento de Comunicação, Marketing e Planejamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Laura Snitovsky.

O Tesoureiro Rodrigo Bittencourt, também coordenador geral de fiscalização, discorreu sobre uma reunião com a equipe de fiscalização sobre o projeto de construção do Hospital Veterinário de Salvador. O equipamento está projetado para ser construído vizinho a um estádio de futebol.

Foram discutidos e aprovados a baixa de bens inservíveis, onze processos licitatórios envolvendo equipamentos diversos e serviços, além de solicitações de apoios a eventos da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

Novos 101 profissionais tiveram seus processos de inscrição aprovados e 45 pessoas jurídicas foram registradas na Autarquia.  Doze cancelamentos de pessoa física e vinte cancelamentos de registros foram votados e aprovados, além de uma suspensão de inscrição de pessoa física, solicitada em conformidade da Resolução CFMV Nº 1041/ 2013.

Ausência de A.R.T., ausência de justificativa de votos e multas eleitorais geraram 31 processos votados em plenário.

Também ocorreu um arquivamento de processo ético e alterações em Portarias internas.

Balanço setorial

No período da tarde, parte dos setores apresentaram suas atividades e o balanço de realizações no triênio 2019-2022. Os demais tiveram espaço de fala em reunião especial realizada no dia 03 de fevereiro para ouvi-los. A medida foi para prestar contas à diretoria que está saindo e para situar os novos diretores e conselheiros às rotinas do Conselho.

“É com o misto de alegria e satisfação em finalizar a gestão 2019/2022 com bons resultados e, de profunda tristeza pela despedida de excelentes diretores e conselheiros que não participarão da gestão 2022/2025, que concluímos a última Reunião Plenária desta Diretoria. Gostaria de enfatizar, dentre tantos assuntos importantes discutidos e decisões tomadas, a apresentação resumida do que foi realizado nesses três últimos anos feita pelos Assessores e Coordenadores do CRMV/BA, a título de prestação de contas. O sentimento de orgulho por presidir tão competente equipe de colaboradores, com excelente desempenho, é enorme”, disse o presidente Altair Santana de Oliveira.