12 de junho de 2018

O Ministério do Planejamento autorizou a nomeação de 300 candidatos aprovados em concurso público do Ministério da Agricultura (Mapa) para o cargo de auditor fiscal federal agropecuário. A portaria com a autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira ( 11/06).

Os profissionais nomeados são médicos veterinários com registro ativo nos Conselhos Regionais e Federal de Medicina Veterinária (CRMVs/CFMV). O salário inicial será de R$ 14.584,71, e a jornada de trabalho, de 40 horas semanais.

Entre as atividades destes profissionais estão a defesa sanitária animal e vegetal e a inspeção industrial. Também é função desses auditores-fiscais a fiscalização do trânsito de produtos de origem animal e vegetal nos portos e aeroportos internacionais, nos postos de fronteira e em outros locais alfandegados.

De acordo com a portaria, o provimento dos cargos deverá ocorrer a partir de julho, até o prazo máximo de 31 de dezembro deste ano.

Das 300 vagas, 285 serão ocupadas por livre concorrência e 15 destinadas a pessoas com deficiência (PCD). Os municípios que oferecem maior número de vagas são Itapiranga e Videira, em Santa Catarina, com quatro vagas cada. Entre as PCDs, Brasília fará o maior número de contratações: cinco pessoas.

A entrada desses profissionais no serviço público está condicionada à existência de vagas na data da nomeação e também à adequação financeira das novas despesas com o orçamento do governo federal.

Assessoria de Comunicação do CFMV