Homenagem reuniu médicos-veterinários no farol da Barra
11 de setembro de 2025

O farol da Barra ficou verde em homenagem ao Dia do Médico-Veterinário, na última terça-feira (9). A iluminação especial com a cor da Medicina Veterinária foi um pedido do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) à Marinha, para lembrar aos baianos a importância dos profissionais que cuidam da saúde dos animais, das pessoas e do meio ambiente.
Diretores e conselheiros dividiram-se na representação do CRMV/BA em diferentes eventos para celebrar o dia 9 de setembro. No farol da Barra, estiveram presentes a vice-presidente Rebeca Ribeiro e a secretária-geral Lívia Peralva, as conselheiras Maria Tereza Mascarenhas, Maria Vanderly, Morgana Freire, Aline Quintela, e os conselheiros Rodrigo Bittencourt, Paulo Henriques e Carmo Emanuel. Além de membros do Conselho, compareceram ao local amigos médicos-veterinários e os colegas da Universidade Federal da Bahia, professores e estudantes da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMEVZ/Ufba), berço de muitos membros do Conselho, de diferentes gerações.
Para a vice-presidente Rebeca Ribeiro, a iluminação verde em um dos grandes símbolos da capital baiana é um gesto de reconhecimento que toca o coração de cada profissional. “Mais que um monumento iluminado, o farol hoje representa também a luz que levamos para a saúde única. É um momento de orgulho e um lembrete do valor inestimável do nosso trabalho, na dedicação e no amor pela vida em todas as suas formas”, afirmou.
A secretária-geral Lívia Peralva considerou o momento inspirador e de reconhecimento a profissionais indispensáveis à vida das pessoas e dos animais. “Foi lindo ver o farol verde pelo nosso dia! Senti uma grande emoção quando vi as luzes do farol homenageando nossa profissão. Poder abraçar os colegas nesta tarde foi como receber um presente de amigos queridos”, declarou.
Cada médico-veterinário presente na tarde de 9 de setembro no farol da Barra sentiu a homenagem como reconhecimento a uma categoria de máxima relevância para a sociedade e que muitas vezes faz um trabalho invisível. A maioria das pessoas não lembra dos médicos-veterinários no café da manhã, no almoço ou no jantar. Mas, se eles não existissem, imagina como seria perigoso comer carne ou ovos sem saber a procedência?
Uma noite iluminada de verde na capital da Bahia em comemoração à existência de profissionais essenciais para a saúde de toda a população.