05/06/2023

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou, em maio deste ano, estado de emergência zoossanitária (180 dias) em todo o território nacional em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1 – em aves silvestres no Brasil.

Para orientar e facilitar o acesso às informações oficiais do Mapa, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) separou no site um espaço com os principais materiais de divulgação sobre a doença e sua forma de prevenção e de atuação de profissionais e produtores.

O médico-veterinário exerce papel fundamental para o monitoramento e controle da doença. O profissional está presente desde os órgãos de defesa sanitária animal, até a responsabilidade técnica em granjas, indústrias avícolas, casas agropecuárias, prefeituras e cooperativas rurais – onde, também, orienta pequenos produtores sobre educação sanitária acerca da gripe aviária e de outras doenças de importância para o Serviço Veterinário Oficial do Brasil.

Médico-veterinário, conheça os materiais e compartilhe com colegas e clientes. Faça parte desta luta!

1- Fases de investigação e de contenção de um foco de Influenza Aviária

2- Médicos-veterinários, contamos com vocês!

3- Agentes da polícia ambiental, a preservação da saúde das aves silvestres e das aves de produção também estão em suas mãos

4- O que você precisa saber sobre Influenza Aviária, para colaborar com a proteção das aves silvestres e da avicultura nacional

5- Avicultor, veja o que pode fazer para evitar a influenza aviária. Você tem um papel importante a cumprir!

6- Áudio: Como você pode colaborar para que a influenza aviária não se espalhe!

Resolução CFMV nº 1.509/2023

Para orientar os profissionais em caso de ocorrência de casos da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no Brasil, em janeiro deste ano (2023), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou a Resolução nº 1.509/2023.

O texto da normativa do conselho “dispõe sobre medida excepcional para prevenção e enfrentamento do vírus”. O documento assinala que, em caso de uma emergência sanitária no país, não constitui infração ética a utilização de métodos e procedimentos indicados pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, ainda que não se encontrem relacionados no Anexo I da Resolução CFMV nº 1.000/2012.

Assessoria de Comunicação do CFMV