Pela quarta vez se reunindo de modo virtual,  o Pleno do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), realizou no dia 15 de julho de 2020, a 437ª Reunião Plenária Ordinária (RPO).

Diversos assuntos  relacionados à Medicina Veterinária  e à Zootecnista, e suas consequências práticas para a Sociedade baiana foram levantados para conhecimento e/ou deliberação do pleno.

Um deles,  foi a discussão de uma minuta para Manual de Responsável Técnico, outro foi  a legislação sobre o campo de atuação do Zootecnista.  O presidente Altair Santana de Oliveira assinalou a importância do pronunciamento de todas as Comissões do CRMV/BA para contribuírem  com o tema.  Pela complexidade dos assuntos, foi marcada uma reunião extraordinária na quinta-feira da  próxima semana para detalhar os aspectos mais relevantes.

Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, vice-presidente pontou que a lei 5.550 de 1968 refletiu a conjuntura do país naquele momento, tendo privilegiado a atuação do zootecnista apenas voltada para o campo. Hoje, vemos que esse profissional atua em diversas outras frentes, porém, ressalta Lúcio “a competência profissional do Zootecnista está estabelecida  na Lei e nas resoluções do CFMV”.

Retorno do atendimento presencial

Outro tema que preocupou o pleno do CRMV/BA foi a Educação a Distância, e sobre isso, o presidente declarou que  o Regional encaminhou ofícios aos Cursos Universitários do estado “solicitando  informações sobre o projeto pedagógico e sobre a internalização das diretrizes curriculares e sobre os Responsáveis Técnicos dos mesmos”, disse Altair Oliveira.

Nos relatos do Tesoureiro Ricardo Bittencourt e da Secretária-Geral Irenildes Costa, ficou patente em números, que mesmo de modo virtual, os funcionários do Departamento de Fiscalização e Cadastro  (Defiscad) e Financeiro (Defin) conseguem entregar resultados sólidos em suas atividades.

Em regime de teletrabalho desde 20 de março, o atendimento presencial na Autarquia,  vai retomar no momento que a diretoria considerar  seguro para diretores, conselheiros, colaboradores e profissionais que precisem ir à sede do Conselho. Para isso, todas as providências sanitárias estão sendo tomadas pela Assessora Administrativa, Magda Fernandes, e pelo Departamento de Administração Patrimonial (Depap), liderado por Valdir Borges, seguindo as orientações do presidente.

Dia do Médico-veterinário

Convocado pelo presidente, o setor de Comunicação da Autarquia detalhou ao pleno os projetos de comemoração dos 51 anos do Conselho e sobre a Campanha nacional do Sistema CFMV-CRMVs em homenagem ao Dia do Médico-Veterinário.  A apresentação do Assessor Lucas Figueredo provocou muito interesse, tendo o conselheiro João Maurício interpelado sobre as temáticas propostas.

Participaram da  437ª Reunião Plenária Ordinária (RPO):

Altair Santana Oliveira, presidente

Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, vice-presidente

Irenildes Costa – Secretária-Geral

Rodrigo Bittencourt- Tesoureiro

E os  conselheiros:  José Roberto Pinho, Rafael Teixeira, Maria Tereza Mascarenhas, João Maurício Andrade,  Lia Fernandes,  Jurandir Cruz, Luis Fernando Pinto, Sidney Gonzalez e  Carlos Humberto Almeida Ribeiro Filho.

Ascom CRMV/BA, 16 de julho de 2020