Foi  publicada no Diário Oficial da União a Lei 13.596, de 08 de janeiro 2018, que oficializa o 13 de maio como o Dia do Zootecnista.

Em 13 de maio de 1966 ocorreu a primeira aula do primeiro curso de Zootecnia no Brasil. O evento acadêmico inaugural foi na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na cidade de Uruguaiana (RS).

Este curso de Zootecnia da Universidade gaúcha não está mais em funcionamento, porém,  hoje em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal  existem graduações em Zootecnia. Na Bahia, quatro instituições oferecem o curso: Universidade Federal da Bahia – UFBA,  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB,  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.