Em portaria publicada nesta segunda-feira (25), no Diário Oficial da União, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) reconhece, nacionalmente, a Bahia como livre de febre aftosa sem vacinação. Além do estado baiano, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal também foram reconhecidos pelo MAPA.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) parabeniza os produtores rurais, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia/Secretaria de Estadual de Agricultura (ADAB/SEAGRI), a Superintendência Federal de Agricultura na Bahia/MAPA e a todos que contribuíram para essa conquista.

“A Bahia agora poderá comercializar seus produtos de origem animal para os mercados mais exigentes do mundo, que melhor remuneram, agregando valor a nossa produção, contribuindo com a elevação do PIB agropecuário”, destacou Altair Santana de Oliveira, presidente do CRMV/BA.

A Portaria nº 665 também disciplina o armazenamento, a comercialização e o uso da vacina contra a febre aftosa e disciplina o trânsito de animais vacinados contra a febre aftosa. Entre outras deliberações, fica estabelecido que a vacina poderá ser utilizada mediante autorização do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária.

A Portaria entra em vigor no próximo dia 2 de maio de 2024.