O médico-veterinário Humberto Miranda foi reeleito presidente  da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), em eleição realizada na quarta-feira, 08 de junho, para um novo mandato de quatro anos (2022/2026).

A chapa vencedora recebeu 79 dos 80 votos dos delegados dos sindicatos rurais do estado, tendo o pleito sido realizado na sede da Faeb, no bairro do comércio e a posse está marcada para setembro.

Foto: Site da Faeb

Com Humberto Miranda, foram eleitos, Carminha Missio, vice-presidente, Rui Dias, vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário; Guilherme Moura, vice-presidente Administrativo Financeiro; e integrantes do Conselho Fiscal e suplentes.

“O CRMV-BA ficou muito feliz com essa eleição, pois nos sentimos todos honrados com este grande profissional da Medicina Veterinária, na condução e representação dos produtores rurais da Bahia na nossa querida Faeb”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, Altair Santana de Oliveira.

Além dos delegados sindicais, estiveram presentes diversas autoridades como o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins, que já presidiu a entidade baiana.

Hoje o Brasil tem  5.073.324 estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total de 351,289 milhões de hectares, segundo dados da Agência Brasil. Segundo o censo de 2017, a Bahia é o estado do país com o maior número de estabelecimentos agropecuários: 762,6 mil.

Importante não apenas para os produtores rurais, a Faeb coordena o Sistema Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Bahia), responsável pela capacitação e formação de mão de obra qualificada para o campo.

Humberto Miranda se graduou em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), é produtor rural, foi coordenador na Agência da Agência de Defesa da Agropecuária da Bahia (Adab),  coordenador municipal do Projeto Aprisco do Sebrae, prefeito e vice-prefeito do município de  Miguel Calmon.

(Fonte: Faeb. Dados: Agência Brasil, Censo 2017 e Siscad-CFMV)