11 de janeiro de 2018

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou planos de medidas voltadas para o bem-estar animal em 2018. O trabalho será conduzido pela Coordenação de Boas Práticas e Bem-estar Animal (BEA) do Ministério, que vai expandir suas atividades com a contratação de profissionais, por intermédio de acordo com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Já para este mês de janeiro está prevista a publicação de edital de contratação de equipes para projetos na bovinocultura leiteira e de corte, e também na ovinocaprinocultura. No segundo semestre, está prevista a abertura de outros dois novos editais para elaboração de material e treinamento em boas práticas no transporte e abate humanitário de equídeos e boas práticas na aquicultura e abate humanitário de peixes.

O Ministério também dará continuidade às atividades de sensibilização e capacitação da mão de obra em parceria com Embrapa, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e associações estaduais de criadores de suínos para boas práticas e bem-estar na suinocultura.

Na Embrapa Suínos e Aves e associações estaduais de produtores, o foco será nos avicultores com trabalhos em plantéis de postura, com divulgação das boas práticas para minimizar a dor e o estresse nos animais e a implantação de sistemas alternativos de alojamento dos plantéis.

Em todas as ações de sensibilização e capacitação dos trabalhadores será reforçada a importância da prevenção e combate à resistência aos antimicrobianos e também o vínculo entre saúde humana, animal e ambiental (conceito de Saúde Única).

Também serão editados materiais didáticos para condutores de veículos de transporte de animais vivos: suínos, bovinos e aves. O material foi desenvolvido em parceria com a Embrapa Suínos e Aves e com a BEA Consultoria.

Campanha do CFMV

No ano passado, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou uma Campanha de Bem-estar Animal, com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre o tema.

A iniciativa divulga o conceito conhecido como Cinco Liberdades, um instrumento reconhecido mundialmente para diagnosticar o bem-estar animal e incluem os principais aspectos que influenciam a qualidade de vida do animal. São elas: a liberdade de sede, fome e má-nutrição; a liberdade de dor e doença; a liberdade de desconforto; a liberdade para expressar o comportamento natural da espécie; a liberdade de medo e de estresse.

Clique aqui para acessar o material da campanha de bem-estar animal do CFMV

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do Mapa