Com pesar o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), compartilha a notícia do falecimento da médica-veterinária Maria Helena Silva, professora aposentada  da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, onde começou a trabalhar em 1984.

Atualmente era  coordenadora  do curso da gastronomia do Centro Universitário Anísio Teixeira (UniFat) em Feira de Santana.

Paralelo à atuação docente, ela também se interessava pela política profissional tendo sido secretária-geral do CRMV/BA  na gestão 2010-2013.

Inscrita no Regional baiano desde 1971, a profissional se graduou pela Ufba, fez mestrado pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em química pela Universidade Federal da Bahia, concluído em 2009.

Durante a carreira docente orientou  pesquisas, monografias e dissertações. Recebeu diversas honrarias dos alunos, sendo nome de turmas de graduandos, patronesse e professora homenageada. Seus pares concederam-lhe  em 2002 o  Prêmio Médico-veterinário Destaque pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, e em 2004, o Médico-veterinário de Destaque pela Associação dos Médicos Veterinários da Microrregião de Feira de Santana.

“Ela era uma professora competente e gentil, uma referência em inspeção e tecnologia de leite e derivados no nosso estado, a Medicina Veterinária baiana fica mais pobre com a sua perda”, afirmou o presidente do CRMV/BA, Altair Santana de Oliveira.

Velório e sepultamento serão no Cemitério Bosque da Paz,  sala 5, situado na avenida  Aliomar Baleeiro, 7370,  Bairro Nova Brasília, Salvador – BA, das  13h00 às 15h00.

Aos alunos, ex-alunos, colegas, amigos e familiares enlutados, a solidariedade do CRMV/BA