A Comissão Regional de Animais Selvagens e Meio Ambiente (Crasma) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA),  orienta os colegas médicos veterinários, diante da situação de emergência zoossanitária pela H5N1, a não receber aves marinhas/migratórias em seus consultórios/clínicas (independente da situação clínica), e pede que orientem a população para não ter o contato direto, não pegar ou tocar nestes animais, e informar aos órgãos competentes relacionados através dos contatos abaixo:

ADAB: epidemiologia.adab@adab.ba.gov.br

Vigilância epidemiológica: divep.epizootias@saude.ba.gov.br / divep.cevesp@saude.ba.gov.br

Disque Resgate do Inema (71) 99661-3998 (atendimento via mensagem de WhatsApp) disponível todos os dias da semana.

Quanto ao atendimento das outras espécies de aves, é plausível a utilização de máscaras e manutenção de medidas higiênico sanitárias reforçadas.

Vocês são muito importantes para manutenção da saúde de nossos animais, do meio ambiente e dos seres humanos.

Salvador, 30 de maio de 2023

Comissão Regional de Animais Selvagens e Meio Ambiente (Crasma)
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA)