Diagnosticar, prevenir e tratar o câncer de mama em cadelas e gatas. Com esse objetivo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA) e o Hospital de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizam, no dia 19 de outubro, a sexta edição do Outubro Rosa Pet Bahia.

De acordo com dados da unidade hospitalar, 32% das cadelas que têm tumores maiores que cinco centímetros morrem um ano após a mastectomia. O mesmo levantamento aponta que a maior parte dos tumores é de caráter maligno em animais de companhia no estado.

Os resultados reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças oncológicas. “A ação tem por objetivo atender animais portadores de neoplasias mamárias da comunidade de Salvador. Serão oferecidos o atendimento clínico inicial e solicitação de exames pré-operatórios, se necessário. Queremos alertar os tutores para a realização das medidas de prevenção e diagnóstico precoce e para o tratamento desses tumores, que é fundamental para promover o bem-estar animal”, explica Alessandra Estrela Lima, coordenadora do Outubro Rosa Pet- BA.

Até 2018, mais de 800 animais foram atendidos na campanha, o que colocou a Bahia em destaque nacional. “A urgência do tema e a preocupação com a saúde e o bem-estar animal fez com que o CRMV-BA deixasse de ser apenas um apoiador e se tornar correalizador dessa ação. Assim como nos humanos, o diagnóstico precoce é a melhor forma de tratamento do câncer, sobretudo o de mama, nos animais. Esperamos que, assim como nos anos anteriores, a ação seja um sucesso e consiga salvar centenas de outras vidas”, destaca Altair Santana de Oliveira, presidente do CRMV-BA.

Os atendimentos do Outubro Rosa Pet Bahia serão realizados no dia 19 de outubro, das 8h às 12h, no Hospital de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia, no bairro de Ondina, em Salvador.