No dia 28 de julho  são comemoradas duas datas caras à Medicina Veterinária local e nacional: o aniversário do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia, 54 anos, e o  aniversário do Ministério   da Agricultura e Pecuária:  163 anos.

Em 1860, o imperador Dom Pedro II baixou o Decreto-Lei 1.067 de 28 de julho de 1860, no qual criava a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. No documento, o imperador determinou que a nova secretaria tivesse status de ministério.

A Secretaria integrava a estrutura do Gabinete do 2º Império (23 de jul. de 1840 – 15 de nov. de 1889) e só veio a ganhar o nome  de Ministério da Agricultura  depois da Revolução de 1930, com o Decreto 19.448, de 03/12/1930, de Getúlio Vargas.

Atualmente chamado de Ministério da Agricultura e Pecuária, a pasta já passou por diversos nomes:  Em 1992, era Ministério da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária (Maara) e mais recentemente era Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Posso falar na primeira pessoa, pois trabalho no Mapa desde os 20 anos de idade, primeiro como nível médio e após a graduação, como médico-veterinário, acompanhei todas as políticas recentes que transformaram o Brasil em potência agropecuária mundial e sou testemunha que o MAPA teve protagonismo nesta evolução”, pontua o presidente do CRMV/BA, Altair Santana de Oliveira.

Palestra

Marcando a data, Altair Santana vai proferir uma palestra sobre a História do Ministério da Agricultura  no Auditório da SFA-BA, no dia do aniversário, às 9h, para os servidores da SFA.

Desenvolvendo tecnologias inovadoras que aprimoram a produtividade, o Brasil tem no Mapa um organizador das políticas internas e externas para o setor agropecuário.

No estado, a representação do Mapa é a Superintendência Federal de Agricultura na Bahia  (SFA-BA), que está localizada no centro de Salvador, no largo dos Aflitos, e desde 1951 está alojada no Edifício Ceres, nome da deusa  da agricultura na cultura romana.