A Medicina Veterinária e a Zootecnia estão entre as profissões, cada vez mais, femininas. Atualmente, 53,7% do total de profissionais atuantes no país são mulheres. Na Bahia, esse percentual é um pouco maior, 54,1%. São 3.718 médicas-veterinárias e 178 zootecnistas em atuação no estado. Ao todo, 562 profissionais mulheres são Responsáveis Técnicas (RTs).

E elas estão realmente nas diversas áreas desde a clínica de pequenos animais, passando pelas universidades, indústrias de alimentos, genética, fiscalização, nutrição animal, entre outras. Se examinarmos apenas os dados de médicas-veterinárias chegamos a um percentual de 55,2% contra 44,8% de profissionais masculinos.

Fonte: Siscad Web

A médica-veterinária e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Rebeca Ribeiro demonstra alegria com esses números e vai além afirmando que “o futuro da medicina veterinária e da zootecnia parece ser feminino”.

Para ela, essas profissões, durante muitos anos, estiveram fortemente relacionadas a ambientes masculinos e a quebra desse paradigma é importante, pois abre uma ampla gama de atuação profissional para as mulheres. ”As áreas ocupadas pelas médicas-veterinárias e zootecnistas são e devem ser diversas, mas a competência técnica, a postura profissional e a proatividade são características comuns entre elas”, destaca Rebeca.

Fonte: Siscad Web

Na Zootecnia baiana, os números de profissionais mulheres estão num crescente, mas ainda não ultrapassaram os dos homens. São 38,9% de mulheres e 61,1% de homens. Para a zootecnista e assessora técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), Isa Porto, os desafios na carreira foram superados através do conhecimento e trabalho árduo.

Fonte: Siscad Web

Ela ressalta que o fato de ser mulher dificultou bastante, pois existia um universo predominantemente masculino, muito ligado a fazendas, numa cultura enraizada de que mulher não poderia estar nessa área junto aos animais e de que as mulheres não tinham forças suficiente para esse tipo de trabalho. “Aos poucos a gente foi mostrando que a mulher tem tanta competência quanto o homem, com nosso conhecimento, a interação com o meio ambiente e com os animais e gerando bons resultados a gente consolidou essa confiança”, destacou Isa, que foi a primeira zootecnista assessora técnica do Sistema CFMV/CRMVs.

Neste dia 8 de Março, o presidente do CRMV/BA, Altair Santana de Oliveira, lembra da importância de se valorizar as profissionais mulheres, na construção tanto da Medicina Veterinária, quanto da Zootecnia. “O Regional baiano tem muito orgulho em ter mulheres que são destaque nacional, em suas áreas de atuação e aqui nós vamos sempre trabalhar para ampliar e estimular os espaços das profissionais seja mercado de trabalho, seja na pesquisa, ou onde quer que elas desejem, pois entendemos que a capacidade técnica independe do gênero”, finalizou.