São oito horas diárias de atendimento com médicos-veterinários residentes e Preceptores experientes

20 de abril de 2020

Os programas de Residência da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (Emevz) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com a preocupação de ajudar as pessoas durante a pandemia da Covid-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, idealizaram um serviço telefônico de esclarecimento sobre essa doença e os animais de estimação.

Funcionando de segunda a sexta-feira, nas dependências do Hospital Veterinário da UFBA, das 08h às 16h sem pausa para almoço, o plantão atende no número (71) 3283-6736.

Segundo o coordenador dos Programas de Residência e idealizador do serviço, o médico-veterinário Rodrigo Bittencourt “temos visto notícias de diferentes ONGs sobre o crescimento no abandono de animais em todo o Brasil. Em Salvador, segundo dados da brigada K-9 do Corpo de Bombeiros, este aumento segue um ritmo preocupante, tendo crescido 860%, quando comparado ao mesmo período do ano passado, e o plantão vai tirar dúvidas das pessoas sobre o assunto”.

Bittencourt lembra que a veiculação de notícias sobre animais infectados com o SARS-CoV-2 não significa que os animais de companhia possam contaminar seres humanos, não havendo nenhuma evidência científica de contágio até o momento. Ele entende que os animais não são um risco para o homem, “pelo contrário, têm sido vítimas, queremos que a informação circule e chegue a todas as pessoas”, diz o professor, que também é diretor do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA)

Em sinergia com a Ufba, o CRMV/BA atua com duas comissões no atendimento ao público: a Comissão Estadual de Saúde Pública (Cesp), representada pelo presidente José Eduardo Ungar e a Comissão Estadual de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (COMEEBB), representada pela professora Nádia Rossi. Ela diz que “o serviço foi motivado pela demanda de dúvidas da comunidade acerca da possibilidade de transmissão zoonótica do novo coronavírus, dentre outros questionamentos.”

Várias Frentes
Além do plantão telefônico, os Programas de Residência também publicaram dois vídeos, um deles, explicando justamente a relação entre o SARS-CoV-2 e os animais, lembrando que o médico-veterinário é o profissional qualificado para promover a Saúde Única. Ambos os vídeos estão disponíveis no canal do CRMV/BA no Youtube.

Ainda investindo em comunicação, no dia 16 de abril, o CRMV/BA apoiou uma transmissão ao vivo no Instagram realizada pela Liga Acadêmica de Viroses Veterinárias (Lavivet) da Ufba, em seu perfil @lavivet.ufba e no perfil do @crmvba, com o médico-veterinário, membro da Cesp-CRMV/BA, Aroldo Carneiro, falando sobre ”Covid-19: Qual a Relação entre a Medicina Veterinária e a Emergência de doenças Infecciosas”.

Sem consulta
De acordo com o Código de Ética do Médico-Veterinário, o CRMV/BA destaca que o público não pode confundir o plantão telefônico com uma central de consultas virtuais.

A linha é exclusiva para orientações sobre a Covid-19 e os tutores que precisam de orientações específicas sobre o estado de saúde de seus animais devem levá-los presencialmente para avaliação do médico-veterinário deles.

Veja o vídeo explicativo sobre o canal telefônico: