Em Reunião Plenária Extraordinária (R.P.E.), realizada na quarta-feira, 24 de março,  o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), apreciou os nomes para serem indicados para a Comenda Muniz de Aragão, destinada aos profissionais de Medicina Veterinária que atuam nas Forças Armadas e Polícias Militares.

Para realizar a escolha, foram encaminhados ofícios às instituições militares e de Medicina Veterinária do estado. O pleno do Regional baiano analisou os currículos recebidos, decidindo o nome que será encaminhado para a listagem geral de candidatos.

A honraria foi criada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária por proposição do Regional baiano e o primeiro médico-veterinário militar a receber foi o coronel Francisco Augusto Pereira dos Santos , do Exército Brasileiro.

Normatizada pela  Resolução CFMV nº 1291, de 24 de setembro de 2019, a Comenda é uma homenagem ao tenente-coronel médico do Exército Brasileiro João Muniz Barreto de Aragão (1874-1922).  Ele se notabilizou pelo combate ao mormo, na época que o Exército usava muitos cavalos.

O militar baiano criou e dirigiu o Serviço de Defesa Sanitária Animal,  hoje Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e foi um dos fundadores do Escola de Veterinária do Exército .

O nascimento de Muniz Barreto, 17 de junho, é festejado como o dia da Medicina Veterinária Militar.