Realizada no dia 20 de maio de 2021, a 452ª Reunião Plenária Ordinária (R.P.O) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA) teve pauta extensa e discussões aprofundadas sobre diversos temas.

Ao abrir a reunião, o  presidente Altair Santana de Oliveira falou dos esforços do CRMV/BA e do Sistema  CFMV-CRMVs pela vacinação  de médicos-veterinários contra a Covid-19. Citou visitas e ofícios encaminhados ao Ministério da Saúde, com apoio  de deputados baianos e de outros estados, que culminaram com a promessa de  inclusão do médico-veterinário na vacinação.

Na parte administrativa, diretores e  conselheiros apresentaram processos de ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica,  de cancelamentos, de inscrições e de registros.   De   oito pedidos de cancelamento de inscrição de Pessoa Física, seis  foram deferidos e dois recomendados para  diligências. Um  desses pedidos aceitos levantou discussões de mais de uma hora, dada a complexidade do caso.  Como resultado, teve-se a ideia de massificar a Resolução CFMV  Nº 1022 de 2013, que concede isenção de anuidades a profissionais do sexo masculino com mais de 65 anos de idade e 35 anos de contribuição e 60 anos de idade e 30 anos de contribuição para as profissionais.

Novos no Regional

Finalizando a primeira parte da sessão, ao meio dia, diretores e conselheiros puderam  assistir  ao primeiro vídeo da segunda temporada   da série  #Saúde, que foi aprovada.

Foram relatados  processos de inscrições de 34 médicos-veterinários e quatro zootecnistas, entre inscrições primárias, secundárias, transferências e provisórias, além de 62 empresas registradas, sendo 30 delas de  comércio de produtos veterinários.

Outro assunto foi a realização da Câmara Nacional de Presidentes realizada  no dia 12 de maio, na qual o presidente do Regional baiano foi  escolhido como membro do conselho fiscal do Programa de Desenvolvimento para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Prodes).

Na pauta ainda se falou do acordo coletivo com o sindicato ao qual pertencem os colaboradores da Autarquia, sobre a finalização das obras,   a manutenção do teletrabalho em decorrência dos casos de Covid-19 em Salvador e sobre o  planejamento  geral  para o pleito eleitoral  a ser realizado em novembro de 2021.

“Com a discussão de temas importantes sobre a vacinação dos médicos veterinários, a Câmara Nacional de Presidentes, o teletrabalho por conta da segunda onda da Covid-19, a conclusão da reforma da sede do Conselho e a provável aquisição de uma propriedade ao lado da nossa sede, realizamos mais uma importante R.P.O., com muito trabalho na análise dos pareceres dos Processos Administrativos, dos quais destacamos o registro de um bom número de profissionais e de empresas no nosso Regional”,  analisou o presidente  Altair Oliveira ao final dos trabalhos.

Ascom CRMV/BA, 27 de maio de 2021