Anuncio foi feito durante a  447ª Reunião Plenária Ordinária (RPO)

Reunidos em ambiente virtual, diretores e conselheiros do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV/BA), realizaram a 447ª Reunião Plenária Ordinária (RPO), a primeira de 2021.

Abrindo a reunião, o presidente Altair Santana de Oliveira ressaltou a satisfação do Regional baiano com a “posse da primeira mulher na diretoria do CFMV”,  médica-veterinária Ana Elisa Almeida, ocorrida no dia 16 de dezembro de 2020. Ele lembrou também  “o desempenho do CRMV durante a pandemia,  a eficiência financeira e a melhoria nas instalações físicas com a reforma da sede,  enfatizando ter sido resultado do empenho e competência dos servidores. Todo esforço para continuar servindo a sociedade, aos profissionais e empresas registradas, durante a pandemia, mesclando um trabalho em home office e presencial, com toda a proteção possível contra o coronavírus, que é uma prioridade da diretoria”.

Atendendo à expectativa de todos, o vice-presidente, Lúcio Leopoldo Aragão da Silva, informou detalhes  sobre o andamento das obras da sede da Autarquia e falou da chegada de móveis planejados para instalação nos departamentos.

A secretária-geral Irenildes Costa Santos, teceu considerações sobre o trabalho na Autarquia, e reafirmou  que “confia no trabalho dos setores” para o atendimento ser feito de modo satisfatório.

Explicando o motivo de realizar a plenária logo no começo da segunda semana do ano, o presidente ponderou   que “desejava proporcionar ao maior número de interessados, condições para participar na Solenidade de Entrega de Carteira na próxima sexta-feira, 15 de janeiro”. Confirmou ainda que a retirada do documento pode ser agendada a partir do dia 18, segunda-feira.

Análises sobre a situação contábil da Autarquia foram feitas pelo tesoureiro Rodrigo Bittencourt, que esclareceu que em 2021, houve a opção de encaminhar o boleto de anuidade 100% digital, exceto para as pessoas cujos contatos estão defasados (para atualizar o cadastro clique aqui).  Além de cadastros com dados antigos, o diretor frisou sobre a necessidade das pessoas liberarem os endereços eletrônicos do Conselho, para que as mensagens não sejam classificadas como spam pelos servidores de mensagens eletrônicas.

Bittencourt disse que “está monitorando os próximos passos” para manter a saúde financeira da Instituição, cuja arrecadação foi impactada pela pandemia, e assim, o Conselho continuar prestando serviços à comunidade.

Processos

Durante a 447º RPO os conselheiros julgaram 28 processos de inscrição de pessoa física, entre médicos veterinários e zootecnistas e 05 processos de registro de pessoa jurídica -02 clinicas veterinárias,  01 comércio de produtos veterinários, 01 laticínio e 01 produtor rural-,  13 cancelamentos de inscrição, conforme a Resolução CFMV  1041/2013  e duas concessões de isenção de anuidade, conforme a Resolução CFMV 1022/2013.

O terceiro bloco de discussões foi em torno de processos licitatórios e da criação de uma Comissão para análise e recomendação dos pedidos de abertura de processos éticos.

Seminário RT  e balanço de gestão

Encerrando o quarto bloco, das proposições, o presidente sugeriu o estudo da criação de um Serviço de Inspeção do Município.  Ele também falou da destinação dos móveis da antiga sede,  “para apoiar a estruturação de alguns Serviços de Inspeção Municipal, tão importantes para a saúde pública”, disse.

Anunciou ainda a realização de dois Seminários Baianos de Responsabilidade Técnica (SBRT), um básico e um avançado, no começo de fevereiro, ambos em ambiente virtual.

Considerando que 2021 é o último ano de trabalho da atual gestão, o conselheiro José Roberto Pinho sugeriu que fosse feita uma avaliação das intenções iniciais e do que foi realizado nos dois anos desde a posse, proposta aceita por unanimidade.

Presentes na 447ª Reunião Plenária Ordinária

Méd. Vet. Altair Santana de Oliveira CRMV/BA 1232